O Natal é uma das datas mais tradicionais do ano, seja pelos enfeites, pelas trocas de presentes ou pelas reuniões de famílias e amigos. Então por ser uma das datas mais esperadas para o comércio, assim como o segmento de roupas e perfumaria, o setor de alimentos também acaba lucrando nesta época do ano.
Anna Acypreste, empresária de 22 anos, trabalha fazendo doces e salgados há dois anos em Valadares. E o cardápio recheado de gostosuras faz sucesso em datas especiais, como no Natal. “Eu faço empadão, quibe assado, doces de festas, bolos, entre outros. Faço encomendas para diversos tipos de eventos, e no Natal a demanda aumenta. Esta é umas das datas que as vendas mais se potencializam. Todos querem comer algo gostoso com a família e amigos e nossos quitutes sempre complementam esses momentos”.
Confraternizações
De acordo com Karoline Rodrigues, dona de uma empresa de salgados, que funciona há 24 anos em Valadares, o mês de dezembro por si só já causa um impacto nas vendas. “Trabalhamos com salgados para festa, mas temos salgados assados, bolos e tortas. Normalmente, vendemos salgados para festas em grande quantidade, e o mês de dezembro é bem lucrativo, uma vez que escolas, empresas e igrejas fazem bastantes confraternizações. Além dos bolos e tortas que também acabam saindo bastante, tanto durante o mês quanto com a chegada do Natal”.
Daniela de Araújo, que é Chef confeiteira, há cinco anos, trabalha com sobremesas, doces personalizados e suspiros. Segunda ela, a maior parte de seus clientes busca produtos para festas bem como, diferente de outros meses, no mês de dezembro os clientes buscam também produtos para compor lembranças e acompanhar presentes.
“Se comparado com os outros meses, dezembro é sempre mais lucrativo. No começo do mês acontecem muitas festas de escolas e confraternizações, e com a aproximação do Natal, muitas empresas buscam parabenizar os funcionários dando uma lembrancinha acompanhada de um doce. Além das festas de Ano Novo, em que o pessoal costuma ter uma mesa de doces e guloseimas. É realmente uma época boa para criar e se reinventar”, afirmou.