Desenhos que chamam atenção pelos traços. Talento, criatividade e sensibilidade são algumas palavras que remetem ao trabalho do artista Luciano Damasceno. Com um lápis e uma borracha, o desenhista e músico consegue transferir fotografias para o papel.
Damasceno possui especialidade em ilustrações realistas e conta que o desenho sempre esteve presente na sua vida. “É uma arte que alimento desde criança, meu pai também desenhava e tudo começou com um elogio que recebi da minha professora do segundo ano”, lembra.
Seja como hobby ou profissionalmente, ele encara a arte como uma terapia. A pandemia causada pela covid-19 fez com que o artista voltasse a desenhar e divulgar suas obras através das redes sociais. “Eu tinha parado, mas com o início da pandemia, em 2020, eu voltei a desenhar outra vez e tenho postado constantemente alguns desenhos. Atendo encomendas e é muito bom como terapia”.
Assim como no desenho, Luciano teve ainda criança a influência da família para seguir o caminho artístico na música. O valadarense é saxofonista há mais de 30 anos e tem o pai como a sua maior fonte de inspiração. “Eu venho de uma família de músicos. Meu pai era músico e eu me inspiro muito nele. Minhas referências estão no meio musical”, exclama.
Ele trabalha como monitor de apoio e auxilia em projetos musicais na Escola Municipal Santos Dumont, localizada no bairro São Paulo, onde também coloca em prática as suas habilidades instrumentais. “Nas datas comemorativas e eventos da SMED (Secretaria Municipal de Educação) estou sempre tocando, inclusive nos apresentamos no desfile de Sete de Setembro”, disse.
Confira no vídeo alguns desenhos do artista: