A Federação Mineira de Futebol divulgou nesse domingo (20) as primeiras informações sobre as datas e os locais dos jogos da fase de grupos do Campeonato Mineiro de 2023. O Esporte Clube Democrata estreia na competição no penúltimo final de semana de janeiro contra o xará de Sete Lagoas. A data exata não foi confirmada, mas a Federação informou que a partida deverá acontecer no dia 21 ou 22 de janeiro, no Estádio José Mammoud Abbas, em Governador Valadares.
Nas oito rodadas da primeira fase do Mineiro, além do Democrata de Sete Lagoas, a Pantera também enfrentará Caldense, Athletic, Villa Nova, América, Pouso Alegre, Patrocinense e Atlético.
A partida contra o Atlético, na 8ª rodada da competição, será o último confronto do Democrata na primeira fase da competição. A Pantera receberá o Galo em Governador Valadares em jogo previsto para ser realizado no dia 4 ou 5 de março.
O Democrata está no grupo C junto com Cruzeiro, Tombense e Ipatinga. Seguindo a proposta do novo formato do Campeonato Mineiro, mesmo que a Pantera não tenha partidas contra os times do grupo, além do desempenho, dependerá dos resultados dos adversários nessa primeira fase da competição.
A previsão é que o Democrata comece a pré-temporada a partir do dia 5 de dezembro e já entre em campo nas primeiras semanas de janeiro em jogo único, válido pela Recopa Mineira, contra o Athletic, time de São João Del Rei. Além do Campeonato Mineiro e da Recopa Mineira, em 2023, o clube também disputará a série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Sobre o Campeonato Mineiro
No mês de outubro a Federação Mineira de Futebol divulgou a proposta do novo formato do Campeonato Mineiro. Os 12 clubes foram divididos em três grupos (A, B e C). A dinâmica da primeira fase da competição terá 8 rodadas, em que os times de um grupo enfrentam times de outros grupos. Por exemplo, os times do grupo A enfrentam os times dos grupos B e C.
No final das oito rodadas, os três melhores em cada grupo e o segundo colocado com maior pontuação avançam para as semifinais. Os três clubes de piores campanhas se enfrentam, em jogos de ida e volta, para fugir do rebaixamento, e o melhor entre os três se salva do rebaixamento.