Estão abertas as inscrições para a formação em ‘Administração profissional e estímulo à intenção empreendedora’. O curso tem como objetivo capacitar microempreendedores individuais (MEIs) através do projeto Mais MEI GV. A formação é gratuita, com 60 horas de duração, atividades presenciais, remotas e orientação direcionada. As vagas são limitadas.
A formação será dividida entre atividades de orientações sobre o manejo adequado de princípios, modelos, métodos, ferramentas e técnicas do processo administrativo, bem como das áreas funcionais envolvendo marketing, finanças, produção, operações, recursos humanos, tecnologia da informação, dentre outras.
Podem se inscrever microempreendedores individuais já registrados junto à Receita Federal e/ou em vias de registro, cujo engajamento, motivação e interesse estejam em sintonia com a proposta de capacitação oferecida. O curso também é direcionado a pequenos e médios empresários, dispostos a obter experiência administrativa na área de trabalho.
Os interessados em participar da formação terão que ser aprovados em um processo seletivo. As inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de novembro pela internet, no site da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares.
O curso contará com oficinas, workshops, relatos de experiências, rodas de conversa, pesquisa de campo, entre outros momentos de integração e aprendizagem. O início das atividades está previsto para janeiro de 2023. Haverá emissão de certificado.
O projeto Mais MEI GV tem como objetivo promover capacitação gerencial e aprimoramento de competências empreendedoras a MEIs da cidade. A iniciativa é realizada pelo campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) em parceria com a Prefeitura de Governador Valadares.
De acordo com o professor do departamento de Administração e coordenador da iniciativa, Alcielis de Paula, a intenção é contribuir para uma melhor qualificação e formação dos profissionais, “para que obtenham melhor desempenho na condução de suas atividades produtivas e para que desenvolvam características comportamentais empreendedoras que façam seus negócios prosperarem e se tornarem mais competitivos e sustentáveis no longo prazo”.
Ainda segundo o docente, os resultados esperados são o fortalecimento do ecossistema empreendedor de GV e o desenvolvimento local. “Além disso, espera-se que os MEIs participantes consigam estabelecer uma rede de relacionamento pessoal e organizacional com o engajamento e participação no projeto”, explica.