A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais divulgou orientações referentes ao funcionamento das aulas nos dias de partidas da seleção brasileira de futebol durante a Copa do Mundo 2022, para todas as escolas da rede pública estadual de ensino.
De acordo com o comunicado publicado pela secretaria, a decisão de “suspensão das atividades deverá ser amplamente debatida com os servidores da educação, estudantes, pais e colegiado escolar, atendendo aos interesses e às necessidades do ensino”.
Ainda segundo o documento, cada escola terá seu calendário letivo analisado e passará por uma avaliação prévia, na qual será levado em consideração se a instituição de ensino já possui calendário de reposição de dias letivos. A decisão final sobre o funcionamento das aulas será de responsabilidade da Superintendência Regional de Ensino, por meio do Serviço de Inspeção Escolar.
Caso seja permitido a suspensão das aulas parcialmente ou totalmente, durante as partidas da seleção brasileira, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais já estabeleceu como deverá ser o funcionamento do dias letivos,
“Na primeira fase da competição, serão disputados três jogos do Brasil. Considerando que nos dias 24 de novembro (quinta-feira) e 2 de dezembro (sexta-feira), os jogos ocorrerão às 16h, e que no dia 28 de novembro (segunda-feira), a partida será às 13h, os dias letivos e/ou atividades escolares das turmas em funcionamento nos turnos da tarde e da noite poderão ser suspensos parcialmente ou em sua totalidade.
Caso a seleção brasileira se classifique para jogar as etapas seguintes da Copa do Mundo, a suspensão das aulas e/ou atividades escolares, assim como a elaboração do cronograma de reposição, seguirá os mesmos critérios. Lembrando que nos dias em que não houver jogos da Seleção Brasileira de Futebol, não será permitida a suspensão de aulas”, explica o comunicado publicado na última sexta (11).