A indústria da moda define como plus size vestimentas que possuem numeração acima de 48. Também recebem o título as modelos que esbanjam beleza e autenticidade, apresentando medidas diversas e maiores do que as estabelecidas pela tão contestada “ditadura da magreza”.
Há dois anos, Daniele Marques decidiu se tornar uma inspiração para outras mulheres por meio da autoaceitação e elevação de sua autoestima. Para isso, seria necessário encontrar formas de mostrar ao público que beleza e elegância não possuem medidas determinadas. E ela não mediu esforços. “Em 2020 me aceitei como mulher plus size. A partir daí adentrei mais nesse novo universo. Comecei a fazer provadores na cidade e a pesquisar mais sobre o assunto, como é a moda plus size, onde mais está incluída. Foi assim que descobri que existiam misses plus size”, conta.
Após muito pesquisar sobre o tema, a modelo conseguiu o contato de uma franquia de concursos a nível continental em Minas Gerais. Assim, Daniele soube que haveria concursos municipais e estaduais para modelos plus size e logo se inscreveu. “No dia 5 de setembro de 2021 fui aclamada Miss Continente Minas Gerais Plus Size”, lembra, ainda orgulhosa da conquista.
Após conquistar o título estadual, veio a expectativa pelo grande dia de representar Minas Gerais em um concurso nacional, o Miss Continente Brasil Plus Size. Contudo, um imprevisto acabou tirando, inicialmente, a modelo da disputa pela sonhada faixa. “Aceitei, porém, quatro dias antes do início, sofri um acidente de moto e não tive como ir. Consegui com a coordenação nacional manter a minha inscrição para este ano. Desde então, vivi esse sonho por um ano, aguardando o grande dia mais uma vez”, disse.
Mas o importante é que o grande dia chegou e Daniele Marques se viu, mais uma vez, diante da missão de levar o nome de Valadares para o cenário nacional da moda plus size. Sobretudo, mais do que isso, a oportunidade de trazer às valadarenses uma importante mensagem. “Entender seu corpo e saber que sua essência é o que te faz única, o que te torna bela, é fundamental. Somos todas grandes gostosas, independentemente do que a sociedade impõe às mulheres. Se conhecer, se amar sem depender da opinião alheia é libertador. Se valorize, se cuide, se ame!”, enfatizou.
O concurso Miss Continente Brasil Plus Size aconteceu no último fim de semana em Salvador (BA). Mesmo não recebendo o título principal, a modelo valadarense trouxe para Minas Gerais o título de Miss Continente Brasil Plus Size Cultura, ao representar as características culturais do estado em uma de suas produções.