Eleitores voltam às urnas no domingo

O segundo turno das eleições presidenciais acontecerá no próximo domingo (30), das 8h às 17h. Governador Valadares conta com 215.631 eleitores. A partir dos 70 anos o voto é facultativo, entretanto, o número de idosos que compareceram para votar no primeiro turno foi bem expressivo.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a porcentagem de eleitores brasileiros com 60 anos ou mais neste ano foi a maior já registrada, chegando a 21%. Em 1994, a primeira eleição presidencial com dados de faixa etária contabilizados pelo tribunal, os idosos representavam 11.6% dos cidadãos aptos a votar. 

Em entrevista ao Diário do Rio Doce, o técnico judiciário da Zona 118, Júlio Cesar Rocha, afirmou que a expectativa é que neste segundo turno o número de idosos continue o mesmo. “Provavelmente quem votou no primeiro turno vai votar no segundo, então esperamos que continue com número alto.”

Em relação às filas nas seções, que foram alvo de reclamações em Valadares, Júlio destacou que no segundo turno, naturalmente, o processo é mais rápido. “O segundo turno sempre é mais rápido, devido ao número de candidatos. O primeiro tinha cinco candidatos e algumas pessoas não levam a ‘colinha’, aí demora mais. As recomendações são as mesmas: levar título de eleitor e documento com foto. Pode se manifestar com vestimenta ou broche, mas de maneira ordenada, sem ficar gritando; ir na paz e em respeito”, afirma.

De acordo com o major Rafael Coura, não houve crime eleitoral no primeiro turno em Valadares, e a expectativa é que no próximo domingo continue assim. Para ele, o menor número de infrações se deve ao maior monitoramento: “A gente vê um diferencial dos órgãos de segurança atuando juntos; temos a presença da justiça eleitoral também acompanhando de perto, além da renovação de que cada cidade tem um oficial agora. Temos registros comparando as eleições anteriores e na nossa região teve um número bem menor de infrações.”

A eleição no primeiro turno em Governador Valadares (MG) teve 29,04% de abstenções. Ao fim da apuração na cidade, Jair Bolsonaro (PL) teve 57,62% dos votos para a Presidência (84.540 votos), enquanto Lula (PT) foi a escolha de 36,36% dos eleitores (53.339 votos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM