A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) recomendou, nesta quinta-feira (20), a retirada das bandeirinhas que enfeitavam para a Copa do Mundo a rua Francisco Bicalho, no bairro Caiçara, em Belo Horizonte.
A foto da ornamentação viralizou nesta semana. A decoração, com bandeiras do Brasil, estava acompanhada de uma faixa que dizia “Não é política, é Copa”, para sinalizar que a ornamentação era dedicada à Copa do Mundo e não um apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano.
A companhia afirmou que, por questões de segurança, não é permitida a instalação de decorações em postes ou outros componentes da rede elétrica, por conta do risco de acidentes. Com a proximidade da Copa, a companhia está identificando decorações que comprometam a segurança e começou a realizar ações de remoção.
“A Cemig orienta que, em vias públicas e praças, os enfeites e ornamentos devem ser instalados longe das redes de energia, não podendo ser afixados em postes e nunca fixados com arames metálicos, pois, além dos riscos de acidentes, também dificultam o acesso dos eletricistas da companhia para a manutenção do sistema elétrico”, afirmou a Cemig em nota.
De acordo com a companhia, após vistoria e conversa com moradores, foi definido que, na próxima segunda (24), técnicos da Cemig farão a remoção das bandeiras e a ornamentação será reinstalada fora das estruturas da rede elétrica.
Os moradores foram orientados a não continuar com as decorações e a não fazer qualquer intervenção no material já instalado, por questões de segurança. ISAC GODINHO/FOLHAPRESS