Falta menos de um mês para as eleições e Valadares já começa a se preparar para participar desta importante data de forma capacitada e eficiente. Aliás na manhã deste sábado (3), iniciaram-se os treinamentos para mesários voluntários que atuarão pelas Eleições 2022 na região. Dentre os colaboradores, há quem se dedica ao serviço voluntário desde muito tempo e quem vai contribuir nas atividades eleitorais pela primeira vez, como a dona Luzia Campos.
“Eu gosto de política, de eleição. E, para mim, é uma novidade eu trabalhar de mesária porque nunca trabalhei. Para mim, é muito importante. A gente tem que ajudar”, comentou.
‘Contribuição para a democracia’
Já as professoras Helena Aparecida Camargo e Maria do Socorro Pereira são experientes quando o assunto é ajudar o país no seu dia mais importante. Ambas acreditam que exercer a função de mesário voluntário nas eleições representa o compromisso do cidadão com o bem de seu país.
“Trabalhar como mesária é um papel muito importante e eu gosto porque sinto que contribuo para a democracia. Eu gosto de participar efetivamente deste processo como eleitora e também trabalhando para o nosso país”, disse Helena Aparecida, que é mesária desde 2009 e retornou à atividade após ficar alguns anos sem exercer a função.
“Isso representa uma contribuição para a democracia do nosso Brasil. E como sou brasileira e amo meu Brasil, eu gosto de trabalhar. Inclusive sou a pessoa que, quando chega setembro, já começo a procurar o cartório, se vai ter aquela cartinha convocando para trabalhar. Então eu gosto de estar também no meio do povo, na minha seção todos já me conhecem. Gosto de contribuir para a democracia”, complementou Maria do Socorro, que colabora nas eleições em Valadares há cerca de 20 anos.
Treinamentos
Ao todo, 3.000 mesários de Valadares e região devem colaborar nas eleições deste ano. De acordo com o chefe do cartório eleitoral, Rubens Vieira, no município há três zonas eleitorais que se distribuem em um total aproximado de 700 seções. Desse modo, participaram dos treinamentos deste sábado somente uma parcela dos colaboradores – cerca de 300.
Ainda de acordo com o chefe do cartório, o treinamento é aplicado de forma virtual e presencial. Contudo o mesário pode escolher seguir com as aulas somente no ensino a distância ou participar das reuniões presenciais. No entanto para que possa participar dos encontros presenciais, é necessário que o colaborador cumpra com uma etapa do treinamento de forma virtual, por meio de um aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“As reuniões presenciais dos mesários começaram no dia de hoje. A gente marcou cinco reuniões presenciais para esses mesários. A ideia é ministrar, ensinar aos mesários o que vai ser feito no dia da eleição, como vão funcionar as novidades, os direitos que eles têm, os direitos que os eleitores têm, para que a eleição ocorra normalmente dentro das orientações gerais da Justiça Eleitoral”, explicou Rubens Vieira.
Treinamento é etapa fundamental
O juiz eleitoral Lupércio Paulo Fernandes acredita que o treinamento dos mesários é uma etapa fundamental da organização das Eleições 2022, mediante a grandeza do Brasil, por se tratar de um país continental.
“É um país continental e, portanto, precisa de uma estrutura gigantesca para realizar as eleições. E a realização das eleições só é possível com o apoio dos mesários. Para que a gente possa realizar um trabalho bem feito, com a finalidade de preservar o processo democrático e que a gente tenha eleições transparentes e limpas em todo o Brasil. Evidentemente, sem esse apoio indispensável a gente não conseguiria realizar as eleições”, avaliou o juiz.
Benefícios
Além disso, Rubens Vieira destacou que o mesário voluntário conta com uma série de benefícios.“O mesário tem direito, por exemplo, a desempate em concurso público, direito à folga do serviço pela participação do treinamento, como o de hoje, e também pelo dia da eleição; ele tem, também, direito a um vale-alimentação, um valor para poder utilizar, que nesta eleição será de R$ 45”, pontuou.
O treinamento dos mesários voluntários acontece no auditório da OAB, localizado na rua Marechal Floriano, nº 716, Centro.