Terminou na última sexta-feira (12) o primeiro regional das Paralimpíadas Escolares de 2022. A disputa aconteceu em Brasília e, desta vez, o estado de Minas Gerais foi o grande campeão, seguido pelo Distrito Federal (2º) e Goiás (3º).
A força do time mineiro contou com a participação de atletas da Apae de Timóteo. Sendo assim, seis atletas representantes do município trouxeram essa ilustre conquista para o Estado. São eles: Luka Tony Gregório, ouro nos 1.000 metros rasos, bronze no salto a distância e quarto nos 250 metros rasos; Débora Batista da Silva, ouro no salto a distância e bronze nos 150 metros rasos; Isabela Estefani, ouro nos 150 metros rasos e bronze no salto a distância; Charles dos Santos, medalha de ouro no salto a distância; Pedro Henrique Gomes, prata no arremesso de peso e bronze no salto a distância; e Samuel Henrique medalha de prata no arremesso de peso.
No atletismo e na natação, a equipe liderou o quadro de pontuação. Já na bocha, ficou em segundo lugar. Além dos seis campeões, a Apae de Timóteo ainda contou com dois representantes na comissão técnica da seleção: os técnicos Sildemar Venâncio e Bruno Flávio Moura.
Então com 39 pontos (conforme dados do Ministério da Cidadania), Minas Gerais foi o estado que mais teve representantes estreantes.
Auxílio Brasil
As Paralimpíadas Escolares também são uma competição de referência para a indicação de atletas ao Auxílio Esporte Escolar, uma das modalidades do Auxílio Brasil. Os esportistas de destaque que fazem parte de famílias em condição de vulnerabilidade social e que recebem o benefício são elegíveis a receber 12 parcelas de R$ 100 e uma parcela de R$ 1.000 para a família.