‘Cenário preocupante’: Secretaria Municipal de Saúde registra agravo na falta de medicamentos em Valadares

A Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que houve um agravamento na situação referente à falta de medicamentos no município. No entanto a SMS afirma que “continua tentando de todas as formas minimizar os impactos do desabastecimento de alguns medicamentos e insumos”.

Ainda de acordo com a Prefeitura, este é um problema que vem acometendo as redes pública e privada de Saúde em todo o país. Diante disso, a Secretaria de Saúde reforça que, apesar de todos os esforços por parte da gestão municipal, a falta de medicamentos e insumos já está exigindo “um trabalho extra dos profissionais, tanto na atenção primária quanto na terciária (Hospital Municipal), para que a população não fique desassistida”.

Principais medicamentos

Conforme o comunicado da SMS, seguem em falta, no momento, medicações como o soro fisiológico, o contraste para realizar exames, antibióticos, anestésicos – motivo para a interrupção de cirurgias eletivas no HM – e analgésicos. Alguns outros são encontrados, porém, em quantidade insuficiente para a demanda.

Cenário preocupante

“Diante deste cenário nacional preocupante no sistema público e privado, a secretária municipal de Saúde, Caroline Martins Sangali, está ativamente, em Belo Horizonte, nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) com essa pauta. Durante os encontros, a secretária mostra a preocupação com a ausência de vários medicamentos, especialmente a falta do anestésico neostigmina. E pede que o governo estadual e federal ajudem financeiramente o Município com os insumos e para aquisição de alguns medicamentos. Considerando que o Hospital Municipal é um hospital de referência estadual para mais de 51 municípios”, destacou a SMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM