Um idoso, de 88 anos, morreu após se engasgar com alimento, na manhã dessa quinta-feira (28), no centro de Governador Valadares.
De acordo com os bombeiros, a cuidadora do idoso contou que após se alimentar, o idoso se engasgou e sofreu uma parada respiratória. O Corpo de Bombeiros e o Samu fizeram manobras de ressuscitação, mas a vítima não reagiu e acabou morrendo no local.
Em seguida a perícia da Polícia Civil encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML).
Sobre engasgo:
Engasgo é a obstrução das vias aéreas por alimentos, líquidos ou corpo estranho.
O que fazer?
– Deixar a pessoa tossir com força, que é o melhor recurso para a eliminação do corpo estranho. No entanto a presença de tosse, choro ou fala é um sinal de que não houve asfixia.
– Em casos de aspiração, quando partículas de alimentos ou corpo estranho chegam às vias aéreas, pode ocorrer pneumonia aspirativa.
– Nos casos de asfixia, pedaços maiores de alimentos, até mesmo as próteses, podem se alojar na garganta, impedindo a passagem de ar. Deve-se tentar retirar, com o dedo, próteses ou pedaços de alimentos que estejam na cavidade oral.
– Mas em casos mais graves (asfixia), o cuidador deverá proceder a manobras específicas.
O que não fazer?
– Dar outro alimento “para ajudar a engolir”.
– Dar alimento nos minutos seguintes, até que haja a total recuperação do idoso.
– Alimentar o idoso deitado, ou quando este estiver sonolento, visto que a atenção do idoso durante a alimentação é importante para evitar os engasgos. (Comando Geral)