Dois brasileiros que estavam foragidos foram presos na sexta-feira (22), nos Estados Unidos. Os dois são irmãos e foram condenados pela prática dos crimes de roubo e latrocínio, pelos quais eram procurados internacionalmente.
Os irmãos, foragidos da justiça mineira, foram detidos em solo americano pela ICE, U.S. Immigration and Customs Enforcement, a autoridade de Imigração dos EUA, em cumprimento dos mandados de busca internacional da Interpol e por estarem em desacordo com as normas migratórias daquele país.
Segundo a Polícia Federal, a dupla cometeu vários roubos utilizando uma motocicleta e arma de fogo. Em uma das ações dos irmãos, eles mataram um adolescente para roubar um celular.
Os foragidos, atualmente com 32 e 28 anos, deixaram o Brasil em julho de 2017 e foram para os Estados Unidos. Após investigação realizada pela RR/Interpol/MG e contatos feitos com a ICE foi possível localizar e prender os foragidos.
Ao chegarem ao território brasileiro, eles e mais um homem que veio no mesmo voo foram presos e, após submetidos ao exame de corpo de delito, conduzidos para Penitenciária Nelson Hungria, onde ficarão à disposição da Justiça.
Sobre a investigação
A Polícia Federal em Minas Gerais, juntamente com representantes da Interpol no estado, participaram da investigação e prisão dos dois irmãos brasileiros condenados pela prática dos crimes de roubo e latrocínio, pelos quais eram procurados internacionalmente.
As Difusões Vermelhas (ferramentas da Interpol para a operacionalização da cooperação policial internacional com a finalidade de localizar uma pessoa para a prisão com fim de prisão e extradição) foram publicadas em agosto de 2020 pela Representação Regional da Interpol em Minas Gerais, a pedido do Juízo da Vara Criminal da Comarca de Mantena/MG, com a expedição de Mandado de Prisão em decorrência da condenação a pena de reclusão de 36 anos a um e de mais de 6 anos ao outro pelos crimes por eles praticados.
Outra prisão
Na oportunidade houve também a prisão de outro brasileiro de 32 anos, vindo no mesmo voo com deportados dos Estados Unidos, em cumprimento a um Mandado de Prisão, expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Mantena, por prática do crime de roubo.
Informações: Polícia Federal