A revitalização da lagoa promoveu uma verdadeira transformação no local, que agora se tornou um ponto de encontro e lazer dos moradores
De um lugar que trazia transtornos aos moradores da região, a Lagoa do Castanheiras se tornou um verdadeiro cartão postal de Valadares. A revitalização da lagoa foi apenas uma das várias ações realizadas no local, cuja obra será inaugurada na próxima terça-feira (14), às 18h.
A proposta é que a região da lagoa se torne um verdadeiro parque natural, com espécies de árvores dos mais diversos tipos. Inclusive, muitas das árvores retiradas de outros pontos da cidade devido a obras ou necessidade foram transplantadas para a lagoa do Castanheiras, compondo o paisagismo do local.
Jorge Ferreira de Oliveira, morador há cinco anos do bairro, reforçou a importância de mais espaços como este para a cidade: “Volta e meia a lagoa juntava uma sujeira e aparecia peixes mortos. O mato também acabava cobrindo toda essa área. Mas agora é outra realidade. Ficou muito lindo. Agora tem lugar para todo mundo passear, inclusive o Dudu (cachorro), que também ganhou um espaço para brincar ali. Isso vai valorizar demais o nosso bairro. Só temos a agradecer”.
As obras
O espaço conta com uma pista de caminhada de 1,12 km ao redor da lagoa, com largura de 2,50 m e piso intertravado (bloquetes), iluminação em LED a cada 14 metros lineares ao longo da pista, além de bancos de madeira e concreto, e lixeiras em madeira. Ao longo do trajeto, foram construídos dois decks e uma ponte de estrutura mista (aço e madeira), que atravessa a lagoa em seu trecho mais estreito. Outra boa notícia é que a lagoa ganhou um chafariz e aeradores para garantir a devida oxigenação e evitar futuros problemas.
As obras também vão proporcionar mais lazer para toda a família. Além de um espaço reservado para a Academia da Terceira Idade e parquinho para as crianças, o local conta com um “Parcão”, um espaço em formato de osso, formando um circuito com trampolim, arcos e manilhas coloridas para os cães poderem brincar.