Nesse domingo (22), a Associação Cultural Irmandade Reino do Rosário completou 17 anos de atividades. E para comemorar, a “Moçambique de Timóteo” realizou uma grande festa que reuniu grupos de percussão afromineira, grupos de dança, além de presenças ilustres.
Fim de semana de comemorações
As comemorações tiveram início no sábado (22), com um encontro nomeado de “Afromineiridades”. Desse modo, a programação já começou bem cedinho, no embalo da Corporação Musical Santa Cecília. Na sequência, a associação realizou um cortejo com destino à Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho.
Então, no local, a associação participou de um seminário que abordou a valorização de temas afros e tratou sobre manifestações de resistência. Nesta ocasião estiveram presentes mestres de Congado. Já no fim da tarde, na Praça 29 de Abril, no bairro Centro Sul, houve diversas apresentações.
Portanto entre as atrações estavam: o grupo de percussão Valentinas e a companhia de dança Lopes, o grupo Hip Hop do Cais, a Guarda do Congo Rosário de Maria, a Folia de Reis São Jorge Guerreiro de Araguari, Tamborzeiros do Rosário de Maria de Araçuaí e a Guarda de Moçambique de Timóteo. Já no encerramento, se apresentaram as escolas de samba Vai Quem Quer, de Guanhães, e Império da Sede, de Timóteo.
União dos congados
O produtor cultural e organizador do evento, Luís Fabiano dos Santos, acredita que a união dos congados é uma forma de reacender a fé das comunidades afro. “Voltamos a tocar os tambores após o período crítico da pandemia, que me fez compor até a canção ‘Com fé e amor vamos vencer a pandemia’”, disse o produtor.
Já no domingo (22) aconteceu o primeiro Encontro de Congadeiros e Mestres do Vale do Vale do Aço na Regional Sul do município. De acordo com a Prefeitura foram, ao todo, sete apresentações de grupos de congado de Itabira, Raul Soares, Alvinópolis, Virgolândia, Coronel Fabriciano, Joanésia e Mesquita. Desse modo, os grupos fizeram reverência à coroa do Divino Espírito Santo, representada pelos reis festeiros Jhenimara e Lucas Neves. Além disso, houve uma cerimônia de passagem das coroas para o casal de novos reis festeiros, Robson e Shirley. A cerimônia contou com a presença de capitães e mestres do Congado.
Sendo assim, estiveram nas comemorações cerca de 500 participantes, entre congadeiros e comunidade. A celebração se encerrou com um almoço de confraternização, na Escola São Sebastião de Timóteo. No local, as equipes à frente da festa serviram ao público uma deliciosa feijoada.
Além de figuras ilustres da cultura afro, também apreciaram o evento: o vice-prefeito de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro, a representante do IEPHA/MG, Nicole Martins, o subsecretário de Cultura, Cláudio Gualberto, e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, Márcia Lessa.