[the_ad id="288653"]

Emater-MG premia escritórios locais que se destacaram no pacto por resultados

As equipes da Emater-MG em São José do Divino, no Leste de Minas, e Nova União, na região Central, já estão realizando o atendimento aos produtores rurais com veículos novos. Esses dois municípios foram, respectivamente, primeiro e segundo colocados no Pacto por Resultados, instituído no último trimestre de 2021 pela empresa de extensão rural mineira, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O escritório de São José do Divino, representado pela extensionista Marília Martins, recebeu, no dia 7 de abril, um veículo zero quilômetro, entregue pelo diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia. A unidade local, no Leste de Minas, tem direito também, pelos excelentes resultados, a um computador de mesa (desktop), um notebook, além de bolsa de estudos e participação em evento técnico. Marília Martins já escolheu o curso que irá fazer e também para onde será a visita técnica: “Vou fazer um mestrado em Meio Ambiente e Suas Tecnologias. E também vou conhecer um projeto de suinocultura na Epagri (empresa de pesquisa agropecuária e extensão rural), em Santa Catarina”, planeja a extensionista, que presta assistência técnica a mais de 250 famílias.

“O Pacto é uma eficiente ferramenta de gestão. Os esforços, a dedicação dos colegas extensionistas são valorizados, o que estimula ainda mais nossa ação junto aos produtores rurais”, afirmou Ademar Pires, gerente da Unidade Regional da Emater-MG em Governador Valadares, à qual o escritório local de São José do Divino está vinculado.


O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, comemorou o êxito do Pacto por Resultados: “É uma demonstração do poder de entusiasmo da ação extensionista em benefício do desenvolvimento nos municípios. Não são apenas números, esses resultados representam mais oportunidades no campo, mais tecnologias sendo implementadas, mais acesso ao crédito rural, mais produtores fornecendo alimentos saudáveis para alimentação escolar, novos canais de comercialização sendo abertos, ou seja, mais desenvolvimento, renda e qualidade de vida no campo”, definiu.

Como premiação, os cinco municípios melhor colocados têm direito a um veículo zero quilômetro e uma bolsa de estudos para melhorar a qualificação profissional dos extensionistas. Além de São José do Divino e Nova União, a lista de vencedores do desafio inclui os municípios de Alterosa (no Sul de Minas), Santa Bárbara do Monte Verde e Dona Euzébia (ambos na Zona da Mata). As recompensas incluem ainda notebooks novos para os 20 primeiros em desempenho e computadores de mesa para os 50 que mais pontuaram, entre os escritórios locais.

Desafios

No dia 13 de abril, foi a vez da equipe de Nova União, na região Central do Estado, receber o reconhecimento. “Conseguimos atingir 100% da meta. Quando assumimos esse compromisso, não era intenção ganhar nenhum prêmio, mesmo porque entrei na Emater-MG em junho de 2021, e cheguei aqui em Nova União em agosto. Foi um grande desafio, já que não conhecia agricultor nenhum aqui na cidade. A distância das propriedades em relação à sede do município também dificulta o atendimento”, comentou o extensionista agropecuário Jairo de Souza, que destacou a atuação do secretário do escritório local, João Kennedy, para vencer os obstáculos e ampliar os atendimentos. “Sem a ajuda do Kennedy seria impossível. Foi graças à experiência de 15 anos dele aqui no escritório que conseguimos o ótimo desempenho no Pacto. E aqui em Nova União, a parceria entre Emater-MG e Prefeitura é muito forte, fazendo com que a empresa seja muito bem vista pelos agricultores locais, fruto do trabalho realizado ao longo de anos”, acrescentou Jairo.

Entre as unidades regionais da Emater-MG, que reúnem grupos de municípios, três atingiram 100% da meta proposta: Belo Horizonte, Cataguases e Viçosa. Como reconhecimento, receberão veículos novos, incremento de 16% na cota de custeio, bolsas de estudos e participação em evento profissional ou visita técnica para os profissionais. As 10 primeiras unidades regionais na classificação geral também recebem desktops e as 5 primeiras, notebooks novos.

O gerente regional de Belo Horizonte, Vitório Freitas, falou em nome das unidades vencedoras, na cerimônia do anúncio dos resultados do Pacto, transmitida pela internet para toda a empresa: “A Emater há 73 anos faz pacto com a agricultura familiar, com a sociedade, pelo desenvolvimento. Esse resultado é de toda a empresa, desde os extensionistas no campo, que lidam diretamente com os produtores rurais. E é lá que os resultados aparecem”, afirmou.

O esforço extra proposto pelo Pacto por Resultados, no último trimestre de 2021, resultou em ampliação dos serviços prestados aos produtores rurais. O número de agricultores familiares atendidos aumentou 15,52%, entre outubro e dezembro de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. Chamam a atenção também os saltos de 33,58% no atendimento ao público urbano, e de 56,68%, se consideradas as organizações de produtores, como cooperativas e associações rurais. Miriam Fernandes/Assessoria de Comunicação da Emater-MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM