Ex-aluna confecciona mascote para ajudar no ensino infantil em distrito de Águas Formosas

Nessa terça-feira (19), foi apresentado às crianças de Água Quente, distrito de Águas Formosas, o personagem criado pelo escritor Amir Piedade, e confeccionado pela ex-aluna dos cursos de confecção de lingerie e patchwork Ângela Rodrigues da Silva. O personagem será um grande aliado no ensino infantil das escolas do campo durante todo o ano letivo, levando mais dinâmica e leveza às aulas.

“O curso de lingeries me apresentou malhas, algodão e margens pequenas. Já o patchwork me ensinou sobre costuras retas e corte. Tive um salto na profissão”, comentou Ângela, que nunca havia utilizado uma máquina de costura até o curso de confecção de lingeries, ofertado pelo Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais). Depois do primeiro contato, continuou se capacitando e conheceu o patchwork, técnica que une tecidos de formatos variados.

A professora Érica Félix Nepomucena contou que a ideia partiu de uma reunião com educadores que atuam na zona rural. “O boneco, a princípio, não tinha vida. Depois que Ângela o confeccionou, ele trouxe mais ‘cor’ para a criançada associar e aprender as letras. Os alunos começaram a tocar nele e interagir, foi muito bacana”, disse.

Foto: Divulgação

Contador de histórias e o Seu Alfabeto

”A ideia de confeccionar o Seu Alfabeto foi trazer uma proposta mais intimista, pois não temos livros didáticos adequados para os níveis dos alunos, uma vez que a pandemia trouxe uma defasagem de aprendizagem. Neste contexto, pensamos em algo que viabilizasse mais contato e apego. Inserimos o boneco de acordo com a realidade de cada escola e já conseguimos enxergar resultados”, contou a pedagoga Patrícia Viana.

O mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Águas Formosas, Ciranio Celestino de Souza, ficou entusiasmado com a ideia. “Este retorno justifica o trabalho, que é também de levar oportunidades a regiões distantes, mas cheias de talentos”, disse.

“O Sistema FAEMG se orgulha de participar, de alguma forma, da história do Seu Alfabeto e, principalmente, ser um parceiro da educação e incentivador de talentos”, disse o gerente regional em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma.

“É uma realização como instrutora perceber que o propósito foi concluído: despertar competências, habilidade e criatividade. O nosso objetivo é mostrar o potencial das pessoas, capacitando-as para que possam florescer. Estou muito orgulhosa de saber que o que Ângela aprendeu transbordou, pois beneficiou outras pessoas”, disse a instrutora Jaqueline Ribeiro Reis.

Com informações da FAEMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM