O Hospital Bom Samaritano, em Governador Valadares, recebeu a aprovação pela Secretaria Executiva do Ministério da Saúde de um projeto de R$ 3 milhões para a aquisição de um tomógrafo. O equipamento permitirá um planejamento mais detalhado para o tratamento de pacientes da radioterapia.
“O hospital desenhou todo o projeto, fez o pedido ao Ministério da Saúde, que entendeu que um equipamento como este é necessário para o planejamento da radioterapia. Então, fomos em busca de parceiros para disponibilizar a verba através do Pronon”, explica médico José Pedro Vieira, diretor do Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO), parceiro do HBS no atendimento oncológico regional.
A instituição solicitou a captação de recursos financeiros através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) junto à iniciativa privada para modernizar o atendimento ao paciente SUS.
Segundo a coordenação do hospital, a expectativa é que, com a aprovação desse recurso, a instituição aumente a capacidade de atendimento no tratamento de pacientes com câncer.
O tomógrafo vai possibilitar que se faça o planejamento da radioterapia baseado em imagens 3D, conseguindo com exatidão delimitar todas as estruturas. Não somente o volume alvo, mas também o volume tumoral e até mesmo os órgãos sadios, possibilitando saber exatamente quanto cada órgão deve receber de radiação.
O aparelho com maior extensão permite a melhora no diagnóstico e influencia diretamente no tratamento. Alguns fatores devem ser observados, como o tamanho do ganho para que o paciente entre e saia com facilidade do equipamento, o FOV, possibilitando um escaneamento total do corpo do paciente, e a mesa plana, simulando as mesmas condições da radioterapia.
A empresa por trás do investimento do hospital é a mineradora Vale, que durante visita ao Complexo Hospitalar, na última semana, confirmou o repasse de 1% sobre o seu Imposto de Renda.
“Estamos honrados em poder colaborar com avanços na atenção oncológica do Hospital Bom Samaritano, por meio de aportes do Pronon. Acreditamos que a atuação na área da saúde é fundamental para a melhoria da qualidade de vida e no enfrentamento da pobreza extrema em todas as suas dimensões, compromisso que é hoje parte da ambição social da Vale”, afirma Pâmella De-Cnop, gerente de Investimento Social da Vale. Informações: Hospital Bom Samaritano