Foragido da Justiça é preso na zona rural de Mantena na megaoperação ‘Smurfing’ da PCPE

Um homem, de 32 anos, foragido da Justiça, foi preso na zona rural de Mantena, durante operação “Smurfing” da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). Com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a PCPE deflagrou, na última quinta-feira (17), uma megaoperação contra uma organização criminosa, que contou com a participação das polícias de 16 estados e resultou em mais de 75 prisões.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, o homem que estava foragido da Justiça chegou a morar na Bolívia, onde teria concluído o curso de Medicina em dezembro de 2021. Ele foi localizado e preso na zona rural de Mantena, interior de Minas Gerais.

Megaoperação

Cerca de 400 agentes de segurança trabalharam na operação, que contou com a participação das polícias civis dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amazonas, Piauí, Maranhão,  Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Alagoas, São Paulo, Acre, Minas Gerais e Bahia.

A Polícia Civil cumpriu 75 mandados de prisão, 45 mandados de busca e apreensão e sequestros de 51 bens, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Ipojuca (PE). Houve também o bloqueio de valores dos criminosos que chegam a quase R$ 1,8 bilhão e a apreensão de mais de 90 veículos, armas de fogo e munições.

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o trabalho integrado das Forças de Segurança surtiu efeito. “Estamos diariamente prendendo criminosos e descapitalizando financeiramente as organizações criminosas. O crime organizado em nosso governo não vai prosperar”, ressaltou.

A PC cumpriu diversos mandados de prisão e de busca e apreensão (Foto: PCPE)

Operação Smurfing

A investigação começou em novembro de 2018, com o objetivo de identificar e desarticular organização criminosa voltada à prática dos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com atuação em todo o Brasil.

O nome “Smurfing” faz referência à tipificação de lavagem de dinheiro, que consiste no fracionamento de uma grande quantia em pequenos valores, de modo a escapar do controle administrativo, camuflando assim transferências e operações financeiras.

De acordo com a PCPE, os números de prisão e outras apreensões serão atualizados ao decorrer do dia. (PCPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM