Começou na segunda-feira, dia 21, o atendimento de 365 pacientes agendados que aguardam a vez para fazer a tão sonhada cirurgia de catarata. A realização desse tipo de cirurgia no município foi viabilizada com a reabertura do Hospital Dr. José Maria Morais, e a fila de espera começou a ser enfrentada em 2019, com a reorganização dos serviços de saúde. Antes, as cirurgias eram realizadas em outros municípios por meio de pactuação junto ao SUS e com transporte dos pacientes via TFD – Transporte Fora Domicílio.
Em 2020 e 2021, as cirurgias tiveram que ser interrompidas devido à pandemia do novo coronavírus. Isso fez com que muitos pacientes já agendados tivessem que esperar um pouco mais, o que acabou aumentando a demanda. Para zerar a fila de pacientes, a Secretaria de Governança da Saúde abriu o credenciamento para a realização das cirurgias.
O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, afirma que o prefeito exigiu que as cirurgias de catarata fossem realizadas dentro do município, com muita humanização, garantindo os procedimentos e a avaliação pós-cirúrgica. “Estamos recuperando a visão de um grande número de pessoas, e, a partir de agora, não haverá mais filas, pois faremos as cirurgias conforme demanda mensal. Estaremos operando sem parar, para que ninguém sofra mais com esse problema”, disse.
A preparação dos pacientes requer a realização das consultas pré-operatórias para verificar a real necessidade e o estado de saúde do paciente. Para a cirurgia, a anestesia é local e o procedimento operatório leva menos de 10 minutos. A equipe médica contratada por meio de processo licitatório fará a consulta de todos os pacientes ainda nesta semana. Informações: Prefeitura de Coronel Fabriciano