Reforço escolar é necessário para dois em cada três alunos, após dois anos de pandemia, aponta pesquisa

Especialistas da educação apontam defasagem no nível de aprendizagem dos estudantes

Uma pesquisa feita pelo Data Folha mostra que dois a cada três alunos precisam de reforço escolar. Isso se deve a dois anos de ensino remoto durante a pandemia. As perguntas foram feitas a pais ou responsáveis por 1.850 estudantes.

De acordo com a pesquisa, 28% dos responsáveis acreditam que a prioridade das escolas nos próximos dois anos deve ser justamente a promoção de programas de reforço e recuperação. As famílias acreditam que os alunos precisarão de aulas particulares em algum conteúdo.

Contudo para os responsáveis, a área com maior necessidade de apoio é Matemática, sendo 71%; seguido por Língua Portuguesa, com 70%; Ciências, com 62%; e História, com 60%.

Dificuldade dos alunos

Mariana Sousa é gestora financeira de uma escola de reforço em Valadares. Ela explica a dificuldade dos alunos. “Houve uma grande defasagem de aprendizagem, e a área que estão buscando mais é exata […] O aluno, ele não aprendeu nesses dois últimos anos da pandemia, e a escola tem obrigação dar segmento. Então eles estão ficando perdidos”, disserta.

Mas outra área do conhecimento importante para exames e vestibulares é a produção de texto. No entanto durante o ensino remoto, a aprendizagem ficou desfalcada. Jaqueline Almeida é coordenadora da educação e ressalta o déficit de aprendizagem. “Tem uma defasagem gigantesca em ortografia. [Então] no momento em que o aluno precisa fazer um texto, ele não consegue. Porque ele não desenvolveu habilidades suficientes para colocar esta ideia no papel”, explicita Jaqueline.

Aliás Mariana e Jaqueline ressaltam, também, que os próprios alunos estão percebendo suas dificuldades e solicitando ajuda aos pais. Este passo é fundamental, porque “a partir do momento que a gente entende a realidade que nós estamos, podemos fazer intervenções”, explica Jaqueline.

Márcia Gomes é professora e diz que a parceria é essencial para retomar a aprendizagem. “Precisamos do apoio da rede pública, particular e também do entendimento dos pais. Os pais precisam se conscientizar que a criança dele precisa de ajuda no reforço escolar. ”

Assista a reportagem feita pela TV Leste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

A Consciência Negra e o ENEM

🔊 Clique e ouça a notícia No mês da Consciência Negra, de feriado inédito, ENEM surpreende com o tema da redação GOVERNADOR VALADARES – Neste mês da Consciência Negra, o

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

🔊 Clique e ouça a notícia Exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira

Candidato do CNU já pode conferir local de prova

🔊 Clique e ouça a notícia Consulta está disponível, desde as 10h, na Área do Candidato Os mais de 2,11 milhões de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já