A parceria entre a Prefeitura de Timóteo e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (EMATER) resultou em mais um projeto aprovado para fortalecimento da Associação dos Agricultores Familiares do Município de Timóteo (AGRIFAT).
Por meio do escritório da EMATER de Timóteo foi encaminhado um projeto ao Ministério do Trabalho com o objetivo de fomentar a produção agrícola e facilitar a comercialização da produção da AGRIFAT. O Ministério aprovou a proposta e destinou R$ 245.144,88 para as atividades da associação. Os recursos serão utilizados na aquisição de um veículo utilitário para o transporte da produção, para a montagem de estufas agrícolas, instalação de sistema de irrigação e de equipamentos para a geração de energia fotovoltaica e perfuração de um poço artesiano.
O anúncio oficial da liberação dos recursos para a AGRIFAT foi feito na manhã desta quinta-feira em um sítio na região do Licuri, zona rural de Timóteo. O encontro contou com a presença de representantes das Prefeituras de Timóteo, de Dionísio e Marliéria, da Emater, dos agricultores familiares, da Fundação Aperam Acesita, do Unileste, entre outros.
Para a presidente da AGRIFAT, Silmara da Silva Ferreira, o projeto produtivo que leva o nome Horta na Porta vai propiciar a geração de renda e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares. Atualmente, a entidade conta com 56 agricultores associados. “Com esses equipamentos vamos conseguir otimizar o tempo, ampliando a nossa produção de mudas de hortaliças orgânicas”, destacou Silmara.
Os produtores tinham que percorrer cerca de 200 quilômetros toda vez que precisavam adquirir sementes e mudas, o que demandava tempo e recursos para essa tarefa. “Hoje é dia de felicidade e somos muito gratos pelas parcerias com a Prefeitura e com a Emater. Em quatro anos de associação temos muitas vitórias pra contar. Esses recursos vão dar um gás na associação, fortalecendo a agricultura familiar na região”, reiterou a presidente da Agrifat, que aproveitou a reunião para fazer uma surpresa para os associados, pois eles ainda não sabiam da aprovação do projeto. Informações Prefeitura de Timóteo