[the_ad id="288653"]

Atletas valadarenses se preparam para torneio internacional de pickleball no México

Alysson Saraiva, Arthur Lima, Caio Lima e Kym Sze representarão a Associação Brasileira de Pickleball no Guadalajara Open

Os atletas valadarenses Alysson Saraiva, Arthur Lima, Caio Lima e Kym Sze, da Associação Brasileira de Pickleball, já estão em contagem regressiva para o Guadalajara Open, nos dias 4 e 6 de fevereiro. A competição será no Centro Panamericano de Tênis de Guadalajara, no México. A Liga Profissional de Pickleball do México promove o torneio, que fará parte do calendário de competições da APP Tour, da Associação Profissional de Pickleball.

Convite intercâmbio Brasil e México

Alyson, Arthur, Caio e Kym já estiveram recentemente no México com outros valadarenses e participaram de uma competição na cidade de Querétaro, entre os dias 2 e 5 de dezembro. De acordo com Alyson, um treinador de atletas mexicanos viu eles atuarem no torneio e fez o convite para que [eles] retornem para uma semana de treinos com outros atletas do México, em um trabalho de integração e intercâmbio entre Brasil e México. Aliás este período de treinos acontecerá na semana que antecede o Guadalajara Open.

No México, Alysson e Arthur estarão competindo na categoria simples e duplas intermediário, enquanto Caio e Kym disputarão as categorias simples e duplas avançado. Ainda há a possibilidade de ter mais atletas da cidade para poder integrar duplas mistas. “Representar Valadares e o Brasil fora é uma honra muito grande, e até um sonho pra nós! No Brasil, o pickleball começou a ser praticado apenas em 2018. Nos EUA, este esporte já é uma febre. Estamos indo no México sobretudo para aprender como os mexicanos treinam. No México, o esporte já está estabelecido há 12 anos”, disse Alyson.

Alyson Saraiva competirá na simples e duplas intermediário (Foto: Divulgação)
Arhtur Lima também nas disputas do simples e duplas intermediário (Foto: Divulgação)
Caio Lima em ação no torneio disputado no início do mês em Querétaro (foto: Divulgação)
Kym Sze será um dos valadarenses presentes no Guadalajara Open (Foto: Divulgação)

Origem do pickleball

De acordo com Alyson, o pickleball surgiu em 1965, nos EUA, mas tem crescido no Brasil. “É um esporte viciante e fascinante. Ajuda bastante no desempenho físico, respiratório e motor. Então quem começa a jogar se apaixona de cara pelo esporte. E muito fácil para o iniciante começar. O esporte tem crescido bastante não só em Valadares, mas no Brasil. Dessa forma, teremos no ano que vem o Campeonato Brasileiro e talvez um Sul-Americano, que tem previsão de ser no Brasil. Além de Valadares, hoje o pickleball já tem quadras em Eunápolis (Bahia), Vitória (Espírito Santo), Belo Horizonte (Minas Gerais), São Paulo (São Paulo) e em outras cidades”.

O atleta valadarense destaca que a prática do pickleball na cidade acontece na Associação Brasileira de Pickleball, Filadélfia, Praça de Esportes e Genoma.

Histórico do pickleball em Valadares

O pickleball chegou ao Brasil em 2018, por meio da americana Janet Davidson, uma ex-bolsista de intercâmbio estudantil, que morou em Valadares em meados de 1965. Ela entrou em contato com seu amigo Toninho Coelho, dizendo que viria visitar seus familiares brasileiros em agosto de 2018 e que gostaria de aproveitar a estadia para apresentar o esporte, que já era febre nos EUA e que já tinha grande ascensão no mundo esportivo.

O assunto foi apresentado ao Guilherme Frossard, que na época era o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Valadares, que comprou a ideia e colocou a Praça de Esportes à disposição, juntamente com suas quadras e professores. Então durante 14 dias, Janet Davidson, auxiliada por Alex Câmara, uma baiana também praticante do esporte nos EUA, realizaram clínicas na Praça, como também em espaços particulares, Filadélfia e Circo do Noel.

Em 22 de setembro de 2018 foi feito o primeiro torneio de pickleball da cidade, em homenagem à Janet Davidson e à Alex Câmara. Posteriormente, em novembro de 2018, veio à cidade o Sr. Bob Telles, outro brasileiro/americano adepto do esporte, que reforçou o treinamento de mais jogadores. Assim sendo, em 9 de dezembro de 2018 foi criada a Associação Brasileira de Pickleball (ABP), com sede em Valadares, sob a presidência do empresário Antônio Rodrigues Coelho Júnior.
Em seguida, em 22 de dezembro de 2018, aconteceu o 2° torneio de pickleball com os jogadores vestindo a camisa verde amarela da associação.

Aliás depois disso já aconteceram outros eventos de pickleball na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM