Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê uma queda no prejuízo em 2022 no setor do comércio varejista, com menos feriados nacionais caindo em dias úteis. Segundo análise, a previsão é que as perdas sejam 22% menores no próximo ano.
Em 2021, o comércio varejista sofreu um prejuízo de R$ 22,11 bilhões, enquanto a expectativa para 2022 é de que esse valor seja de R$ 17,25 bilhões. Cada feriado em dia útil gera um prejuízo de R$ 2,46 bilhões ao varejo, reduzindo a rentabilidade anual média do setor comercial como um todo em 1,29%. E, considerando todas as atividades econômicas, provoca um impacto de R$ 10,12 bilhões na geração do Produto Interno Bruto (o equivalente a 0,12% do PIB anualizado).
Em 2022, o dia do trabalhador (1º de maio) e o Natal (25 de dezembro) cairão em domingos e o Dia da Confraternização Universal será em um sábado, reduzindo a sete o número de feriados em dias úteis.
Ainda de acordo com a pesquisa, correm mais risco de sofrer os maiores impactos os segmentos de hiper e supermercados (R$ 3,33 bilhões); de vestuário e calçados (R$ 2,83 bilhões) e o comércio automotivo (R$ 2,63 bilhões), que concentram 55% das folhas de pagamento do comércio varejista brasileiro, respondendo por mais da metade (51%) das perdas. Informações: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo