A Cemig informou nesta sexta-feira (10) que não está prevista a abertura das comportas para controle de nível do reservatório na Usina Hidrelétrica de Irapé, próxima aos municípios de Berilo, Grão Mogol e Coronel Murta, na região nordeste de Minas Gerais, mesmo com a cheias na bacia do rio Jequitinhonha neste início de dezembro.
Segundo a companhia de energia, a usina está operando em condições normais e desde quinta-feira (9) o reservatório de Irapé, considerado como um reservatório de acumulação, estava operando com 27,79% de sua capacidade máxima, com política de defluência (liberação de vazão) minimizada para permitir a recuperação do reservatório ao longo da estação chuvosa.
O comunicado feito pela Cemig veio após circularam notícias, via WhatsApp, atribuindo à companhia a informação de que a Usina Hidrelétrica de Irapé abriria as comportas e estaria com 98% de capacidade, o que poderia causar inundações nos municípios situados às margens do rio Jequitinhonha.
A Cemig recomenda buscar informações sobre o funcionamento da Usina Hidrelétrica de Irapé no site oficial da Companhia e do aplicativo Prox, disponível de forma pública e gratuita para Android e iOS. Informações: Cemig