Time gaúcho até fez o dever de casa, mas como o Juventude venceu o Corinthians, isso decretou o rebaixamento do tricolor
O Grêmio entrou na última rodada do Campeonato Brasileiro com a missão de vencer e ainda torcer por derrotas de Bahia e Juventude para escapar do rebaixamento. A equipe do técnico Mancini até fez o dever de casa ao vencer o Atlético Mineiro, na Arena do Grêmio por 4 a 3, mas com a vitória do Juventude sobre o Corinthians, o rebaixamento do tricolor gaúcho foi inevitável. Foi a 3ª vez que o Grêmio foi rebaixado. Antes, as quedas para a segunda divisão aconteceram em 1991 e 2004.
Então precisando da vitória, o Grêmio iniciou o jogo em ritmo forte e abriu 3 a 0 na primeira etapa, com dois gols de Diego Souza e um de Campaz. Ainda no primeiro tempo, Dodô e Vargas diminuíram o placar para o Galo. Na segunda etapa, o criticado Douglas Costa fez o quarto do Grêmio, enquanto Hyoran fez o terceiro do clube mineiro.
Misto de emoções
O jogo foi marcado por um misto de emoções pela torcida gremista, pois enquanto via o time do coração fazer a sua parte, acompanhava os resultados dos outros jogos. A derrota do Bahia para o Fortaleza, de virada, por 2 a 1, no Castelão, até trouxe esperança à torcida do Grêmio, mas a vitória do Juventude, por 1 a 0, sobre o Corinthians, com um gol marcado aos 37 minutos da segunda etapa, em Caxias do Sul, sepultou qualquer chance de o tricolor permanecer na elite do futebol brasileiro.
Então além de Chapecoense e Sport, o Grêmio e o Bahia terminaram a competição com 43 pontos e tiveram o rebaixamento confirmado. Mas o Juventude, com 46 pontos, escapou.
Outros jogos
Além de Grêmio 4×3 Atlético Mineiro; Fortaleza 2×1 Bahia; Juventude 1×0 Corinthians; os outros jogos foram: Fluminense 3×0 Chapecoense, no Maracanã; Palmeiras 1×0 Ceará, na Arena Barueri; Santos 1×1 Cuiabá, na Vila Belmiro; América Mineiro 2×0 São Paulo, no Independência; Sport 1×1 Athletico Paranaense, na Arena Pernambuco; RB Bragantino 1×0 Internacional, no Nabi Abi Chedid; e Atlético Goianiense 2×0 Flamengo, no Antônio Accioly.
Libertadores
Além do Athletico Paranaense, que garantiu vaga na Libertadores pelo título na Copa Sul-Americana, mais seis clubes garantiram vaga direta na fase de grupos da competição continental: Atlético Mineiro, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Corinthians e RB Bragantino. Enquanto as duas na pré-Libertadores ficaram com Fluminense e América Mineiro.
Sul-Americana
Enquanto as equipes do Atlético Goianiense, Santos, Ceará, Internacional, São Paulo e Cuiabá se classificaram para a Copa Sul-Americana.