Caminhada chama atenção para conscientizar os homens da importância do cuidado com a saúde em Caratinga

O mês de novembro é conhecido pelas ações em  torno da  conscientização dos homens acerca da importância do cuidado com a saúde, bem como do diagnóstico precoce do câncer de próstata para a garantia da cura da doença. Somente neste ano são esperados quase 70 mil novos casos no país; em 2019, cerca de 16 mil brasileiros perderam a vida pela doença. Em Minas Gerais, a previsão de casos em 2020, segundo o Inca, foi mais de 6 mil.

Para ajudar na conscientização, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família organizou a Caminhada Novembro Azul. O evento acontecerá na avenida Dário Grossi, na próxima sexta-feira, dia 26 de novembro. A concentração será na Praça da Estação, a partir das 7h.

Sobre o câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

A importância da detecção precoce

A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.

A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Informações: INCA (Instituto Nacional de Câncer)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Homem é baleado durante confraternização de Ano Novo

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na madrugada dessa quarta-feira (1º), a Polícia Militar (PM) registrou uma tentativa de homicídio no bairro Altinópolis, em Governador Valadares. O