A final da Liga Valadarense de Futsal entre Ajax e Parafusec foi na noite de ontem (23), no Ginásio Poliesportivo Arnóbio Pitanga, na Praça de Esportes, em Valadares. Após o 0 a 0 no tempo normal, o título foi decidido nos pênaltis, e o Ajax, equipe de São João do Manteninha, levou a melhor por 4 a 2.
Aliás o jogo foi bem equilibrado na primeira etapa, com os goleiros das duas equipes se destacando, fazendo defesas importantes. Inclusive a equipe do Parafusec chegou a acertar o travessão. No segundo tempo, o Ajax foi para cima e criou mais chances de gol, mas sempre parava no goleiro Gabriel Felipe. Enquanto o Parafusec, mesmo tendo um volume de jogo menor, acertou a trave por duas vezes na segunda etapa, sendo que a última foi a três segundos do final da partida.
Pênaltis
Então com o empate, o título teve que ser decidido nos pênaltis. Aí apareceu a estrela do goleiro reserva do Ajax, Thiago Tavares, que entrou no decorrer do segundo tempo. Na disputa dos pênaltis, ele defendeu dois. E para sacramentar o título, Adhemar fez o gol que fechou o placar da decisão por 4 a 2.
De acordo com o capitão do Ajax, Igor do Carmo, a conquista da equipe que veio de São João do Manteninha para faturar o troféu de campeão foi muito importante. “Viemos de São João do Manteninha, e tivemos algumas dificuldades em uma competição de nível alto. Mas conseguimos nos classificar para as semifinais e tiramos o Reisper, equipe bicampeã da competição. Já na final jogamos bem em uma partida difícil contra o Parafusec. Este título foi na base de muito esforço e dedicação de todo mundo. Estamos todos felizes por representar bem a nossa cidade e conquistar este título”.
Campanha do campeão
Na fase classificatória, o Ajax venceu o Ponte Nova na estreia por 2 a 1. Mas na segunda rodada sofreu uma derrota para o Reisper, por 4 a 2. Em seguida, no terceiro jogo da competição, venceu o Fla-V por 5 a 4. Depois perdeu para o Parafusec pelo placar de 5 a 2. Na penúltima rodada derrotou Os Frangos por 7 a 5 e fechou a fase classificatória vencendo o JUF por 14 a 4.
Nas semifinais, o Ajax enfrentou o Reisper e venceu o jogo de ida por 4 a 2, no entanto o jogo de volta ficou em 2 a 2. Na final encarou o Parafusec, melhor equipe da competição até então. Mas após o 0 a 0 no tempo normal, o Ajax conquistou o título na disputa dos pênaltis.
Premiação
O Ajax ganhou troféu, medalhas, além de uma premiação de R$ 2.500. Enquanto o Parafusec também levou troféu, medalhas e R$ 1.500. Já o troféu de artilheiro ficou com Maxmiler, atleta do Ponte Nova, que fez 12 gols na competição. Já o troféu de melhor goleiro ficou com o atleta do Parafusec, Gabriel Felipe.