Segundo a prefeita do município, reajuste já era um objetivo desde o início de seu mandato
Foi aprovada hoje pelos vereadores de Manhuaçu, por unanimidade, o projeto de lei que permite reajuste salarial aos professores da rede municipal de ensino básico. Estiveram presentes na ocasião a prefeita Imaculada, a secretária de Governo, Cintia Perígolo, e o procurador Ronaldo Garcia.
Segundo a Prefeitura de Manhuaçu, o projeto de lei é resultado da reivindicação dos professores e uma negociação com o sindicato dos servidores públicos municipais.
“Com o apoio dos vereadores, o projeto de lei resolve uma antiga pendência, com adequação da jornada dos professores para a carga horária de 30 horas semanais. Conforme a nova lei, os vencimentos dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (Professor I), que atualmente recebem R$ 1.944,07, passarão a ser de R$ 2.430,09. Além disso, conforme aprovado pela Câmara, os servidores receberão a diferença retroativa a janeiro deste ano.”
A prefeita Imaculada afirma que desde o início do mandato buscava meios de solucionar essa questão, que, há tempos, se encontrava em inadequação com relação ao piso nacional e à jornada de trabalho.
“Fizemos uma análise financeira, juntamente com as secretarias de Governo, Administração, Educação e Fazenda. Vamos pagar o piso nacional aos professores”, garantiu a prefeita. Ela ainda pontuou que o município está focado em outras demandas dos servidores, como a revisão do plano de cargos e a realização de um concurso público nos próximos meses.
O presidente da Câmara, Cléber Benfica, compreende o reajuste como uma grande colaboração para a qualidade de vida do professor e, consequentemente, garantia de um futuro melhor para os alunos. “É uma alegria imensa este reconhecimento, que também é financeiro, pagando o piso nacional e melhorando a qualidade de vida do professor. Temos outras bandeiras que os servidores nos procuraram e vamos nos empenhar também nelas”, declarou.
Somente esse projeto do piso dos professores representa um impacto de 5 milhões e 230 mil reais.