Segundo a Prefeitura, levantamentos auxiliam e norteiam ações estratégicas de combate às arboviroses
Foi realizado o terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Liraa) por agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Os resultados apontam que a infestação pelo mosquito Aedes Aegypti em Valadares está em 6,3%, o que a assessoria de comunicação descreve como “um ligeiro declínio”, se comparado ao levantamento feito no mês de março, que apontou 6,7% de infestação. Para uma redução ainda mais efetiva nesses números, a Prefeitura pede que a população colabore com pequenas mudanças de comportamento.
“Assim, a participação de todos no combate ao mosquito é fundamental. É preciso eliminar o mosquito que pode transmitir dengue, zika e chikungunya, visto que mais uma vez os dados apontam que 90% dos focos estão dentro das casas, em ralos destampados, calhas e lajes (25,3%), armazenamento de água inadequado (21,3%) e em pratos e vasos de plantas (25,6%)”, ressaltou a Ascom.
Para a coleta dos dados apresentados, os agentes de endemias visitaram 20% dos imóveis em quarteirões sorteados nos 93 bairros de Valadares, conforme os protocolos do Ministério da Saúde.
As regiões com os maiores índices são:
- Vila Império;
- Palmeiras;
- Jardim Pérola;
- Kennedy;
- Bela Vista;
- Fraternidade;
- Vila Ozanan;
- São José;
- N. Sra. Fátima
O bairro Parque Olímpico registrou 10,1% de infestação do mosquito e o bairro Santa Rita obteve 3%, sendo apontado como o local com menor índice.
Com o resultado do Liraa, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com outras secretarias, planeja estratégias para uma melhor abordagem nas áreas com maiores índices, com o intuito de eliminar de vez os focos e a presença do mosquito, combatendo sua proliferação.
Dentre as ações que seguem como ferramentas de combate estão: borrifamento com uso de bombas costais; vistorias quinzenais em pontos estratégicos e bimestrais em comércios, áreas públicas e educação sanitária nas residências. “Todo esse esforço pode ser potencializado e chegarmos num resultado melhor. Basta que todos se sensibilizem e ajudem a eliminar focos e combater o Aedes”, concluiu a Prefeitura.
















