Pacientes ortopédicos do Hospital Municipal (HM) assistidos no anexo do Hospital São Vicente agora contam com atendimento de fisioterapia pré e pós-cirúrgica. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Univale. Os atendimentos acontecem às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30.
“É algo impactante no ponto de vista de assistência à população. A gente tem como objetivo reduzir as sequelas das fraturas, pois só a cirurgia, em alguns casos, não é suficiente; o paciente precisa do movimento e, com esse trabalho integrado, podemos ter um prognóstico cada vez melhor”, afirmou Dr. Alcides Lopes Junior, coordenador da Ortopedia do Hospital Municipal /Anexo do Hospital São Vicente.
No local há atendimentos ambulatoriais com consultas e orientações quanto aos cuidados e exercícios indicados para pacientes em pré e pós-operatório, para que eles deem seguimento à reabilitação de cada caso.
De acordo com o preceptor Leonardo Peres, esse projeto é algo novo, que vai agregar muito para traumato-ortopedia. “Nossos alunos vão poder aplicar as habilidades adquiridas nas disciplinas, e isso traz um ganho muito grande na formação desses profissionais”, revelou.
A estudante Aline Bárbara Andrade Carvalho revelou se sentir privilegiada por poder participar desse estágio. “Com essa oportunidade, podemos ter uma vivência clínica, pois é um momento de contato direto com os pacientes que enriquece nosso currículo e, por fim, visa uma qualidade cada vez melhor de atendimento e recuperação para ele”, avaliou. (Secretaria de Comunicação e Mobilização Social/ Prefeitura de Valadares)