Etapa final das duas competições será em conjunto com a penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, em Curvelo. Jirios Abboud e Diego Hilel estão na briga pelo troféu de campeão
O final de semana promete ser de muita emoção para dois pilotos valadarenses da equipe Norte Minas Racing Team que estão na disputa da etapa final do GP Gerais e do Campeonato Mineiro de Motovelocidade, no Autódromo Internacional de Curvelo. Jirios Abboud lidera na categoria SuperBike Máster 1.000cc, enquanto Diego Hilel é o vice-líder da categoria SuperSport 300cc. As provas que valerão para as duas competições também fazem parte da penúltima etapa do campeonato Brasileiro de Motovelocidade e serão disputadas neste sábado (23) e domingo (24).
Jirios Abboud explica que a disputa com Marcelo Strunk está muito acirrada, tanto no Campeonato Mineiro de Motovelocidade quanto no GP Gerais, com a diferença entre eles de apenas de 8,5 pontos. Segundo o piloto valadarense, as provas do final de semana serão bem disputadas, pois também terão pilotos de fora do Estado e que competem pelo Campeonato Brasileiro. Com isso, a briga pelas primeiras posições será intensa.
“Estou com a vantagem para ganhar o Mineiro e o GP Gerais, e a minha briga é com o Marcelão. Eu tenho possibilidade de conquistar os dois campeonatos, mesmo ficando em segundo lugar nas duas provas deste fim de semana e ele ganhando as duas. O Marcelão tem andado muito forte e tive que desenvolver e arriscar mais para acompanhar o ritmo, além de melhor a minha condição física e também fazer melhorias na própria moto. O grande problema é que tenho que chegar em segundo. Só que esta etapa final é em conjunto com o Campeonato Brasileiro, ou seja, virão muitos pilotos de fora. Então, teremos mais pilotos na disputa que vão brigar pelas primeiras posições”, disse.
Jirios também ressalta a possibilidade de chuva, circunstância que requer cuidado redobrado. “Outra situação é a previsão de chuva, que faz das corridas uma loteria. Ao mesmo tempo que você pode andar bem, tem o risco de tomar um escorregão, cair e não pontuar. Mas esse risco é para todos. Muita coisa pode influenciar a corrida com chuva. É necessário acertar a suspensão da moto para deixá-la mais segura, fazer a escolha certa de pneu, dentre outras coisas. Ainda tem a situação da diferença de idade; enquanto estou com 61 anos, os meus adversários são mais novos que eu, já que a categoria Máster é de pilotos a partir de 45 anos. Quero conquistar todos os títulos que estou na disputa. Já tenho quatro brasileiros e quatro mineiros, e consegui ser penta será muito especial. Estou focado para conseguir isso.”
Diego Hilel terá muito trabalho no final de semana. Além de correr nas provas da categoria SuperSport 300cc pelo Campeonato Mineiro, GP Gerais e Campeonato Brasileiro, o valadarense também corre na Yamaha R3 Cup.
No Campeonato Mineiro, o valadarense está a 20 pontos do líder Rapahael Lopes, enquanto no GP Gerais a diferença é de 29 pontos. Já no Brasileiro, tanto na SuperSport como na Yamaha R3 Cup, ele está em sexto lugar. “Estou atrás em relação ao primeiro colocado tanto no campeonato Brasileiro como no GP Gerais e Campeonato Mineiro. O Campeonato Mineiro e o GP Gerais só acabam na última bandeirada de domingo e vou dar o meu melhor. Tive muitos problemas ao longo do ano com a moto. Agora está tudo ajustado e espero não ter mais problemas. O foco é buscar a primeira colocação que vai me ajudar nessas competições, sendo que no Brasileiro ainda tem mais uma etapa. A expectativa para o final de semana é boa, pois corro em minha ‘casa’, onde sou muito forte”.
Programação
Sábado
14h15 – 1ª prova da SuperSport 300cc (GP Gerais, Campeonato Mineiro e Campeonato Brasileiro)
15 horas – 1ª prova da SuperBike Máster (GP Gerais, Campeonato Mineiro e Campeonato Brasileiro)
16h35 – 1ª prova Yamaha R3 Cup
Domingo
10h55 – 2ª prova Yamaha R3 Cup
15h05 – 2ª prova SuperSport 300cc (GP Gerais, Campeonato Mineiro e Campeonato Brasileiro)
16h10 – 2ª prova SuperBike Máster (GP Gerais, Campeonato Mineiro e Campeonato Brasileiro)