No evento, produtores rurais e profissionais que atuam na agropecuária discutem várias questões referentes aos problemas críticos que vivenciam no desenvolvimento do trabalho
O Encontro Integrado da Pecuária do Leste de Minas está sendo realizado desde o início da manhã desta sexta-feira (22), no Parque de Exposições José Tavares Pereira, em Governador Valadares. O evento conta com a participação de criadores de gado de leite, corte e caprinocultores, que participarão de palestras de suma importância para os produtores rurais da região.
As palestras do evento têm os seguintes temas: Retenção de água no solo com uso da subsolagem das pastagens no Leste de Minas; Práticas vegetativas para conservação de água no solo em pastagens; Integração Lavoura Pecuária – Potencializando o uso do solo e a recuperação de pastagens; Qualidade do leite: tecnologia no controle da mastite e uso racional de antibióticos; Controle sanitário de tuberculose, brucelose e aftosa; Fundesa: Fundo de Defesa Sanitária de Minas Gerais; Gestão da pecuária leiteira; Programa ATeG – Balde Cheio: aplicação da metodologia do ATeG nas propriedades atendidas e apresentação de resultados; Projeto Caprinocultura Leiteira; Empreendedor no campo: a importância do comportamento do empreendedor; Desenvolvimento da atividade de caprinocultura leiteira em Minas Gerais; Ovinocultura de corte: crescimento e perspectivas para Minas Gerais; Mercado bovinocultura de corte; e Bem-estar animal e perdas de carcaças no manejo de transporte de bovino de corte.
Luiz Ronílson é o gerente regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes em Governador Valadares. Ele conta que o evento é de grande relevância para todos os participantes, que terão a oportunidade de discutir sobre os problemas de degradação de pastagem e de áreas de produção. “Este evento é uma realização do Sistema Faemg/Senar/Inaes em parceria com várias instituições e com co-realização da Emater-MG e Univale. A nossa pretensão de realizar este encontro integrado é trazer uma discussão de forma ampla abordando um dos problemas mais críticos na pecuária do leste mineiro, que é a degradação de pastagens e de áreas de produção. Este evento coloca em pauta a discussão sobre o que pode ser feito pela pecuária para resolver estes problemas. Estamos discutindo isso com o foco em práticas conservacionistas de solo e água e como os poderes públicos e privados possam integrar e buscar soluções conjuntas para estas atividades”, disse.
De acordo com Luiz Ronílson, o evento foi divulgado para todo o Leste de Minas e conta com a participação de mais de 300 pessoas. “Os participantes desste encontro regional estão muito ávidos e ansiosos para discutir estas questões críticas que vêm assolando a região, que é a degradação do solo, deficiência hídrica muito acentuada e uma seca muito severa, que também advém da falta de práticas conservacionistas, e nós vamos trabalhar neste contexto no dia de hoje em um debate amplo”.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ivan Fialho, também presente no encontro, ressaltou a importância do evento. “O encontro que veio para fortalecer as cabeças socioprodutivas sustentáveis. Estamos vivendo uma pós-pandemia e, considerando a demanda de abastecimento de produção de alimentos no território Rio Doce, o evento vem somar muito na qualificação e capacitação de profissionais que trabalham na cadeia socioprodutiva sustentável e dos próprios produtores rurais presentes. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Sema) trabalha com a mobilização no nosso município e região e está presente aqui com um estande e uma equipe técnica municipal que dá assistência aos produtores, ressaltando a importância dos convênios firmados entre o município de Governador Valadares com Emater-MG e Senar. Estamos aqui como âncora e agradecemos a União Ruralista pelo espaço disponibilizado para o evento”.
Benedito Wílson é produtor rural e trabalha em Açucena com gado de corte. Ele vê uma grande chance de aprender mais participando do evento. “Creio que é um momento ímpar de estar participando do evento, pois todos aqui podem agregar valor em conhecimento para desenvolver em cada propriedade. Conhecimento este de bovinocultura, melhoramento de pastagem, também em meio ambiente, que eu acho importante. Quem trabalha no campo tem que ter este conhecimento e difundir em sua propriedade, e até compartilhar com os vizinhos. Vim para aprender mais como melhorar a formação da pastagem, sempre muito degradada, mas também quero ter a oportunidade de participar de outras palestras durante o dia. Temos que melhorar esta qualidade desta pastagem”.
Werley Barbosa Leite é também produtor rural em Açucena. Ele explica que sua família sempre foi tradicional de agropecuária, e ele entrou no ramo a partir de 2012 com a recria de gado de corte. Por ser assistido pelo Senar, mudou o perfil de produção saindo da recria para cria, fazendo estação de monta – uma estação faz um protocolo de inseminação ou natural, a estação da cria, de desmama e por fim a venda. Presente no evento, ele destaca a oportunidade de conhecer mais pessoas e os trabalhos que elas desenvolvem como produtores rurais e também aprender mais sobre gestão. “Vejo como muito importante participar deste intercâmbio de conhecimento, tendo a oportunidade de conhecer outras formas de produzir, conhecendo outros produtores, a gestão de trabalho, saber os gastos e receitas, além de o mercado de venda. Aqui é a oportunidade de estar presente com os produtores e com os comerciantes (frigoríficos)”.
O Encontro Integrado da Pecuária do Leste de Minas Gerais é uma promoção do Sistema Faemg/Senar/Inaes e do Sindicato dos Produtores de Governador Valadares, com co-realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e Universidade Vale do Rio Doce (Univale).