O fundo de US$ 2 bilhões oferecidos por New York para imigrantes indocumentados afetados pela pandemia está quase esgotado, e crescem os apelos para que o estado o reponha. Esse programa fornece suporte financeiro para novaiorquinos que não se qualificam para a ajuda federal devido ao status de imigração.
Janet Fry é a vice-diretora executiva do Centro de Recursos da Comunidade em Mamaroneck, uma organização sem fins lucrativos de defesa dos imigrantes. Ela disse que “os imigrantes não têm acesso a nenhuma rede de segurança para fornecer às suas famílias quando passam por uma crise”.
De acordo com as informações, até agora, o estado processou 120 mil solicitações que totalizaram mais de US $ 1 bilhão. Com o aumento dos pedidos, o dinheiro pode acabar até o final deste mês, por isso o estado não está mais aceitando inscrições, apesar da necessidade contínua.
Em um evento virtual realizado na segunda-feira, dia 18, grupos de defesa da imigração pediram à governadora Kathy Hochul para incluir US $ 3 bilhões no orçamento do próximo ano para o fundo. Isso ajudaria mais 170.000 pessoas.
Na semana passada, mais de uma dúzia de senadores estaduais, incluindo vários do condado de Westchester, enviaram uma carta à governadora pedindo que ela complementasse o programa com recursos adicionais e tornasse o processo mais fácil de acessar.
Hochul disse, recentemente, que é improvável que o estado acrescente mais dinheiro ao fundo este ano, mas que está aberta a trabalhar com os legisladores para incluir algum alívio no próximo orçamento. Com informações do News 12/Brazilian Times