Com o aumento das chuvas no Estado nas últimas semanas, a Cemig vem alertando a população sobre os perigos com a rede elétrica. De acordo com o gerente de Saúde e Segurança da estatal, João José Magalhães Soares, uma das ocorrências mais comuns é o rompimento dos fios da rede elétrica. Com isso, ele orienta a população no proceder quando acontecer essa situação.
João destaca que este período de chuvas pode vir acompanhados de rajadas de vento ocasionando a queda de árvores, e esta circunstância muitas vezes acarreta com o rompimento da fiação da rede elétrica. Nesta situação, ele orienta que ninguém se aproxime e toque nos fios, pois pode acarretar queimaduras graves e até o óbito, já que a fiação pode estar ainda energizada. Outra situação é que uma árvore pode atrapalhar a visão de algum fio rompido e que esteja no meio dos galhos.
Ao ver esta situação, a indicação é ligar para a Cemig através do 116 ou para o Corpo de Bombeiros no 193.
O gerente de Saúde e Segurança da Cemig também indica como se portar quando a fiação rompida caia em cima de um veículo. João explica que só é para sair do carro em caso de incêndio. Ele conta que a pessoa nunca deve tocar a estrutura do automóvel e no solo ao mesmo tempo, porque ele se tornará o caminho entre a corrente elétrica e o solo. Isso pode ser fatal ou causar queimaduras gravíssimas. O correto é que a pessoa abra a porta e salte de forma a não tocar no veículo e no solo ao mesmo tempo e sempre longe do cabo partido. Ao cair no solo a pessoa deve andar em passos curtos até se afastar do veículo ou do cabo partido. Apesar da dificuldade esta é a única forma de evitar o choque elétrico.