Previna-se contra o câncer de mama

SUS alerta que, além da importância da prevenção, obter diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento e reduzir o índice de mortes pela doença

Com a chegada do Outubro Rosa, as ações em defesa da saúde da mulher se intensificam e dão ênfase à prevenção e ao tratamento do câncer de mama.

O Sistema Único de Saúde (SUS) destaca a importância do diagnóstico precoce para a eficácia do tratamento e alerta que o exame clínico mamário deve ser realizado neste período, principalmente por mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos. 

Para a valadarense Eliane Torres, que hoje tem 43 anos, esse susto chegou um pouco antes da idade prevista. Ela foi diagnosticada com câncer de mama aos 34 anos e conviveu com a doença por um longo período de muita resistência e ajuda médica.

“Recebi o diagnóstico em março de 2013. Depois de dois anos realizando todo o tratamento de quimioterapia vermelha – 18 sessões a cada 21 dias – e 31 radioterapias, tive que refazer os exames para ter certeza da cura. Infelizmente me deparei com um resultado não agradável. Tive uma recidiva [reaparecimento da doença] três meses depois de terminar o tratamento.”

Após o insucesso dos primeiros dois anos de tratamento, Eliane precisou passar pelo processo da ‘quimioterapia branca’, mastectomia total da mama direita (retirada da mama) e, finalmente, a sonhada reconstrução da mama. “Passei por cirurgias desde o surgimento do primeiro nódulo até a última, por estética. Convivi com o câncer de nível 3 por dois anos”, lembra.

Hoje, quase 10 anos após travar uma batalha, o sentimento é de gratidão. E ela deixa aqui uma palavra de incentivo a todas as mulheres que passam pelo mesmo problema ou que ainda não realizaram os procedimentos de prevenção:

“Graças a Deus vivo uma vida normal. Estou me alimentando melhor e praticando atividades físicas, o que ajuda muito. Vale a pena lutar pela vida! A tecnologia está mais avançada, dando suporte no tratamento. Vejo o Outubro Rosa como um lembrete às mulheres de que prevenção e cuidados podem diminuir o alto índice de câncer de mama”.

Eliane durante o processo de tratamento do câncer de mama
Hoje, aos 43 anos, Eliane vive uma vida normal, saudável e feliz

CEAE convida mulheres de 50 a 69 anos a realizarem mamografia

Neste período, o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) vai atender demanda espontânea para pacientes de rastreamento do câncer de mama na faixa etária de 50 a 69 anos, das 8h às 15h. Há uma expectativa de realizar aproximadamente 100 mamografias por dia.

As mulheres dentro desta faixa etária e nessa situação devem se dirigir ao CEAE com cópias da identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Esses documentos são imprescindíveis para o lançamento dos dados no sistema do Ministério da Saúde. O CEAE está localizado na rua São João, 344, Centro.

Como ainda estamos em pandemia, a orientação é que todos mantenham o distanciamento e usem máscaras.

Outubro Rosa chega à escola

Na manhã deste sábado (02), a Escola Estadual Profª Theolinda de Souza Carmo realiza uma reunião online com os alunos para a abordagem do tema “Outubro Rosa: quando e por que começou esse movimento?”

Edilene Ferreira, que é enfermeira, conduzirá uma palestra para os estudantes no intuito de conscientizá-los. “A importância do autoconhecimento, a importância das consultas de rotina com o profissional de saúde, apresentação de resultados e acompanhamento multiprofissional. O conhecimento induz a busca. Por isso é importante conscientizar quanto à prevenção e cuidados específicos voltados a esta causa”, destaca.

Como prevenir-se

Se você tem idade entre 40 e 69 anos, informe-se sobre as programações de prevenção ao câncer de mama na unidade de saúde do seu bairro e fique atenta ao site da Prefeitura de Valadares, onde são feitas atualizações constantes sobre a campanha do Outubro Rosa em toda a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM