A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em escritórios de despachantes em Ipatinga, na última sexta-feira (17). A investigação apura fraudes em vistorias de veículos no município. Durante a operação foram apreendidos cerca de R$ 100 mil em espécie, além de diversos objetos e processos de transferências assinados por um vistoriador, encontrados no escritório de um dos alvos da operação.
Conforme foi apurado, o sistema funcionava de várias formas. No modelo antigo de vistoria, chamado de manual, os veículos eram transferidos sem passar por uma inspeção real. Nesse caso, o próprio despachante fazia o procedimento e o vistoriador assinava sem ter acesso ao veículo.
Outra maneira usada pelos suspeitos era pelo sistema digital, em que o agendamento de vistoria era vendido: o usuário marcava o exame e em seguida os despachantes cobravam valores extras para adiantar a vistoria, alegando participação de vistoriadores para furar a fila.
Aviso
O delegado Fernando José Barbosa Lima faz um alerta sobre a situação: “Caso algum usuário do serviço de trânsito de Ipatinga tenha se sentido lesado, procure imediatamente o núcleo para que providências possam ser tomadas”.
O caso também foi acompanhado pelo promotor de Justiça Jonas Júnior Linhares Monteiro, da 10ª Promotoria de Ipatinga e ligado ao Controle Externo a Atividade Policial.
Fonte: PCMG