Rede de Notícias do Sindijori MG
Safra mineira de grãos registra queda
A falta de chuvas e as geadas em Minas Gerais impactaram de forma negativa na safra 2020/21 de grãos. No fechamento do período produtivo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmou a retração de 5,9% no volume total colhido, que chegou a 14,4 milhões de toneladas. Apesar de um incremento de 9,9% na área plantada, o clima prejudicou a produtividade, que caiu 14,4%. Dentre as culturas mais afetadas pelos fatores climáticos, o milho segunda safra é o destaque, uma vez que a seca e as geadas provocaram uma retração de 63,9% na produção do cereal. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
Redução na distribuição de combustíveis
O Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sinditanque-MG) anunciou que a distribuição de combustíveis para os postos de abastecimento será reduzida pela metade. O grupo afirmou que a proposta é manter o serviço pela metade até a próxima terça-feira, 14, quando a categoria irá se reunir com o Governo de Minas. À véspera do feriado desta semana, a entidade patronal determinou a paralisação dos tanqueiros e, em menos de 24 horas, os postos ficaram desabastecidos em várias cidades. A situação foi normalizada somente na quarta-feira. (Diário do Aço – Ipatinga)
PJF inicia aplicação de dose de reforço
A Prefeitura de Juiz de Fora iniciou a aplicação da dose de reforço contra a covid-19. Nesta primeira etapa, de acordo com a Secretaria de Saúde, receberão a terceira dose os idosos residentes nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) com 70 anos ou mais. Seguindo normas técnicas do Estado e do Ministério da Saúde, a pasta municipal informou que está vacinando com o imunizante Pfizer. “Isso ocorre porque esses idosos já foram imunizados com as duas doses da Coronavac e precisam receber uma dose extra de reforço, a fim de assegurar a imunidade contra a covid-19”, informou em nota. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Municípios beneficiados pela Defesa Civil
A região do norte de Minas Gerais conta com 78 municípios classificados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para receber o Kit Defesa Civil, repassado pelo Estado com os recursos do acordo de Brumadinho. Desde o dia 26 de junho de 2021, a Resolução GMG nº 64 dispõe sobre os critérios e objetivos de avaliação para distribuição aos municípios de 479 Kits Básicos de Defesa Civil, sendo cada kit composto de um veículo, um notebook, uma trena digital e coletes. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Escola de Artes libera exposição
Foi inaugurada na Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica, nesta semana, a exposição “A Flor de Lis – Um Olhar sobre a Padroeira de Pará de Minas”. Artistas locais e da região participam da mostra com pinturas que fazem uma leitura de Nossa Senhora da Piedade. O gerente da Escola Municipal de Artes, Samuel Lopes, explica a exposição e destaca que o objetivo é representar Nossa Senhora da Piedade através da pintura e trabalhos fantásticos estão abertos à visitação pública: “A bandeira de Pará de Minas tem uma representação da flor-de-lis, que na igreja católica também representa Maria. Por isso convidamos estes artistas para representarem a nossa padroeira através da pintura”. (Diário Pará de Minas)
Câmara encaminha votos de congratulações
A Câmara de Poços de Caldas aprovou um requerimento contendo votos de congratulações aos profissionais que atuam nas áreas de higienização, cozinha e lavanderia do Hospital da Santa Casa de Poços. A proposição é de autoria do presidente da Casa, vereador Marcelo Heitor (PSC), e contou com a assinatura dos demais vereadores. Nesta semana, Marcelo Heitor esteve no hospital e entregou cópia do requerimento aos profissionais. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)
MGC-418 volta a receber carretas
O comandante do 1º Pelotão da 15ª Cia Polícia Militar Rodoviária, tenente Reinaldo Martins, informou que a população já pode perceber a circulação de carretas de transporte de eucaliptos com três unidades, na modalidade Tritrem, na MGC-418, a conhecida Estrada do Boi, sentido Teófilo Otoni ao Estado da Bahia. Os veículos podem chegar a aproximadamente 30 metros de comprimento. Nos locais devidamente sinalizados, autorizando as ultrapassagens, o motorista deve analisar a extensão do trecho, a velocidade da carreta e a força do seu veículo, para não correr riscos de não conseguir realizar a manobra em segurança e deparar com outro veículo em sentido contrário próximo a curva. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
Moradores de Delta ficam sem energia
Moradores da cidade de Delta e da zona rural do município vizinho, localizado a 35 quilômetros de Uberaba, ficaram sem energia elétrica por mais de 12 horas. O fornecimento esteve irregular durante boa parte do dia, interrompido completamente por volta das 15h, e só foi restabelecido na madrugada de ontem. Reportagem do Jornal da Manhã recebeu reclamação de moradores de ao menos três bairros: Jardim Eldorado, Novo Horizonte e Centro. Todos reclamaram do fornecimento irregular durante todo o dia, quando o fornecimento de energia caía e depois retornava. Comércios como bares, pastelarias, entre outros, não tiveram como abrir e ficaram com suas atividades prejudicadas. (Jornal da Manhã – Uberaba)
Comércio pode funcionar até as 23h
A Prefeitura de Uberlândia publicou no Diário Oficial do Município (DOM) novas deliberações sobre o funcionamento do comércio e serviços na cidade. Segundo a publicação, o horário limite aos domingos foi ampliado das 18h para as 23h. A alteração foi definida em reunião do Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19. Com isso, bares, restaurantes, shoppings centers, academias, clubes e eventos poderão funcionar até as 23h aos domingos. Durante a semana e aos sábados, os horários se mantêm os mesmos da última deliberação, publicada no dia 30 de setembro. (Diário de Uberlândia)