Governador Valadares iniciou o mês de setembro com indicadores positivos no controle da pandemia do novo coronavírus (covid-19), com quedas expressivas na taxa de ocupação de leitos de UTI e no número de mortes. A taxa de ocupação de leitos UTI COVID nos hospitais particulares é de 50%; no Hospital Municipal/Bom Samaritano, a taxa caiu para 28%.
A informação consta no balanço epidemiológico desta quinta-feira (2), divulgado pela Prefeitura. O total de mortes na cidade é de 1.307, incluindo duas mortes que foram registradas nesta quinta (2). De acordo com a Prefeitura, o total de casos confirmados chega a 30.341, sendo que 29.336 pessoas estão curadas.
Governador Valadares tem 24 pacientes internados com a doença, incluindo sete que estão na UTI. A cidade tem 213 casos suspeitos, incluindo 59 mortos em investigação e 43 internados. A cidade permanece no Nível de Alerta Baixo. Confira o boletim:
Vacinação
O Município continua a vacinação para pessoas com 18 anos ou mais. Até o momento, 175.839 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a doença, sendo que 74 mil receberam a segunda dose.
A partir desta quinta-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e do Setor de Imunização, começou a antecipar a data da aplicação de segundas doses para pessoas que tomaram Pfizer e AstraZeneca. Antes, o intervalo para a conclusão do esquema vacinal era de 12 semanas, e agora será de 8 semanas.