Valadares conta com 500 pessoas em situação de rua e migrantes cadastradas no Centro Pop e no cadastro da equipe de Abordagem Social.
Você se lembra do “Massacre da Sé”- série de ataques em que sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas, com golpes na cabeça, e outras foram feridas, enquanto dormiam em frente à Catedral Praça da Sé, em São Paulo?
É em memória dessas vítimas e a fim de levar a sociedade e os governantes a se sensibilizarem, respeitarem e incluírem esse público em Programas e Projetos de Lei, bem como voltarem o olhar para que tenham seus direitos e deveres assegurados, que órgãos de todo o País celebram o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Os ataques que entraram para a história aconteceram entre 19 e 22 de agosto, por isso a Prefeitura de Valadares, através do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) vai realizar uma semana de atividades especiais voltadas para essa população. De 16 a 20 deste mês, sempre às 9 horas, a população em situação de rua que comparecer ao Centro Pop vai se deliciar com lanche, almoço e caldo, além de participar de oficinas e palestras sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha e a Saúde do Homem.
Haverá ainda, panfletagem nos locais onde a população em situação de rua costuma ficar como a Praça da Estação, dos Pioneiros e proximidades do Mercado Municipal e distribuição de rosas de papel.
A ação conta com a participação e apoio da Promotora de Justiça, Drª Carla Salaro, de alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF – campus GV e da Pastoral do Povo de Rua e tem como foco o Agosto Lilás – mês de conscientização da violência contra o público feminino, no caso, as que vivem em situação de rua.
Para encerrar a semana com chave de ouro, será realizado um passeio no Parque Municipal. A ideia é fazer com que esse público conheça o local e tenha um momento de descontração e animação; respeitando o verde, a natureza e o espaço, bem como fazê-los se sentirem integrados e valorizados.
O Centro Pop fica na rua Belo Horizonte, 816, Centro.
Confira a programação completa:
Segunda-feira (16/8) – 9 horas – Panfletagem no centro;
Terça-feira (17/8) – 9 horas – Palestra no Centro Pop com o tema “Saúde do Homem – ministrada pelos alunos da UFJF-GV”;
Quarta-feira (18/8) – 9 horas – Oficina “Eu preciso conhecer” – promovida pela Pastoral do Povo de Rua no Centro Pop; –
Quinta-feira (19/8) – 9 horas – Palestra no Centro Pop com o tema “15 anos da Lei Maria da Penha – ministrada pela Drª Carla (Promotora de Justiça);
Quinta-feira (19/8) – 14 horas – Distribuição de rosas confeccionadas com papel em frente à Prefeitura;
Sexta-feira (20/8) – 9 horas – Passeio no Parque Municipal