Em crise com STF, Bolsonaro participa de motociata em Brasília e provoca aglomeração

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou de mais uma motociata em Brasília nesse domingo (8). Sem máscara, ele cumprimentou os participantes do ato, gerou aglomeração e voltou a desrespeitar medidas sanitárias recomendadas para a prevenção da Covid-19. A concentração começou a partir das 9h30 na praça dos Três Poderes. O trajeto incluiu as cidades de Ceilândia, onde viveu a primeira-dama Michelle Bolsonaro, e Taguatinga, ambas no Distrito Federal.

Bolsonaro já havia participado de uma motociata em Florianópolis no sábado (7). Na ocasião, insistiu na pregação a favor do voto impresso e, em meio a críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal), exaltou a “legitimidade” dele e do Congresso. “Quem decide as eleições são vocês. Não são meia dúzia [de pessoas] dentro de uma sala secreta que vão contar e decidir quem ganhou as eleições. Não vão ser um ou dois ministros do Supremo Tribunal Federal que vão decidir o destino de uma nação. Quem teve voto, quem tem legitimidade, além do presidente, é o Congresso Nacional”, afirmou.

Nesse domingo, diferentemente de dias anteriores, não houve registro de imagens de ataques do presidente a ministros do STF ao longo da motociata.
O presidente tem atacado ministros do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Bolsonaro tem dito reiteradamente que as urnas eletrônicas são passíveis de fraudes, defendido o voto impresso e feito ameaças golpistas, dizendo que pode não haver eleição em 2022, quando deverá disputar a reeleição.
Neste domingo, havia apoiadores com adesivos colados nas roupas com o pedido “voto impresso auditável”.

Antes do início da motociata, Bolsonaro liberou seus apoiadores a subir a rampa do Palácio do Planalto e disse: “Essa rampa é nossa”. Os apoiadores desejaram a Bolsonaro feliz dia dos pais, pediram o voto auditável, gritaram “mito” e expressaram frases de apoio como: “força, presidente”, “o Brasil te ama”, “não desista”. Em sua conta no Twitter, o presidente falou sobre o pai. “Cresci com meu pai, matuto, me dizendo: ‘filho, o único homem em que você pode confiar 100% sou eu, porque eu dou minha vida por você'”.

Depois, ao final da motociata, Bolsonaro voltou para o palácio, tirou fotos e conversou novamente com apoiadores. Após isso, o chefe do Executivo foi para a casa do filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), em um bairro nobre de Brasília. A residência foi comprada em março deste ano por R$ 6 milhões e levantou questionamentos sobre a origem do dinheiro da transação e as taxas praticadas no financiamento.

Entre os participantes da motociata se destacaram bandeiras do Brasil. Ao longo da ocasião, houve ao menos uma parada. A Polícia Militar do Distrito Federal não divulgou expectativa de público. Após o trajeto, que durou cerca de duas horas, Bolsonaro voltou para o Palácio do Planalto, de onde partiu para o Palácio da Alvorada.

MATHEUS TEIXEIRA E RAQUEL LOPES – BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Lula fará novo procedimento médico nesta quinta

🔊 Clique e ouça a notícia Presidente permanece sob cuidados intensivos no Sírio-Libanês BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a um novo procedimento nesta quinta-feira,