A cada dia que passa, a vacinação contra a Covid-19 vai avançando em todo país e em Valadares também, e com isso os profissionais de educação estão praticamente vacinados com pelo menos a primeira dose. O ensino superior, que com a chegada da pandemia teve as aulas interrompidas presencialmente, começa a retomar as aulas na cidade na modalidade híbrida.
No modelo híbrido, parte dos alunos acompanha as aulas presencialmente e a outra parte ainda de maneira remota. Essa foi a forma encontrada para que o ensino superior pudesse dar continuidade, já que muitos cursos dependem de aulas práticas.
A Univale já retornou às aulas na segunda-feira (2). Segundo a assessoria de comunicação, o retorno presencial está autorizado, mas ele não acontecerá por completo imediatamente. As turmas estão voltando aos poucos, de acordo com as necessidades de cada curso e em acordo com os alunos. Até o momento, a maior parte segue com as aulas online.
Também na segunda-feira (2), a Unipac deu início às aulas de forma híbrida. Sendo as aulas teóricas-práticas de modo presencial e as aulas teóricas no modelo remoto, seguindo todas as normas de segurança e pensando no bem-estar dos alunos.
Na próxima segunda-feira (10), a Fadivale volta às aulas também de forma híbrida, utilizando o máximo de salas possível. Para que todas as medidas de segurança sejam mantidas, serão utilizadas também todas as salas de pós-graduação, mantendo assim o distanciamento físico necessário para a segurança dos alunos.
A Faculdade Pitágoras de Governador Valadares informa que retornará às aulas presenciais gradativamente a partir do dia 16 de agosto, seguindo os decretos estaduais e municipais e respeitando os protocolos sanitários do setor da Educação. Para preservar a saúde de todos, será seguido um rígido protocolo de segurança, com higienização, medidas de proteção e distanciamento, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Entre essas medidas estão: uso obrigatório de máscaras, checagem de temperatura, disponibilidade de álcool gel para higienização das mãos e tapetes desinfetantes na entrada dos ambientes. A unidade prevê ainda maior distanciamento entre alunos nas salas de aula, clínicas e laboratórios, além da readequação dos intervalos e espaços coletivos para evitar aglomerações. A Pitágoras comunicou aos alunos sobre o retorno das atividades presenciais por meio dos seus canais oficiais de comunicação, assim como todos os protocolos e medidas preventivas. Importante destacar que as aulas presenciais serão transmitidas para os estudantes que optarem por se manter no ensino à distância.
Já na Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF-GV, de acordo com a assessoria de comunicação, ainda não há data prevista para o retorno das aulas. A Instituição segue recomendação do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus, que se reúne periodicamente para analisar a situação das duas cidades que abrigam os campus da UFJF.
Através de nota, o Instituto Federal informou que:
“Em processo de planejamento para a retomada gradual de suas atividades presenciais, a Reitoria do IFMG publicou, no dia 20 de julho de 2021, Portaria e Instrução Normativa com orientações e diretrizes a serem adotadas. Até o momento, não há definição de datas, mas uma relação de prioridades, critérios e fluxos a serem seguidos pelos 18 campi do IFMG.
A retomada das atividades pelo Campus Governador Valadares será gradual e em etapas, tendo sempre como princípio fundamental o cuidado com a preservação da vida e da saúde de toda a comunidade. Enquanto isso, o Instituto segue com as aulas na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE) e com os docentes e técnicos administrativos em trabalho remoto.
A orientação do IFMG-GV é que a comunidade acadêmica acompanhe regularmente os canais de comunicação oficiais da instituição (site e redes sociais), pois qualquer alteração no modelo vigente será devidamente publicada com antecedência.