O valadarense já pode retirar do guarda-roupa a blusa de frio e o cobertor, pois o inverno começa hoje (21). Este período apresenta o auge da estação seca em Minas Gerais. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem registrar temperatura mínima de 14º nesta terça-feira (22) e máxima de 29º em Governador Valadares.
Todo mês, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Governador Valadares disponibiliza um boletim informativo com a previsão climática do mês para as microrregiões do Leste e Nordeste de Minas, envolvendo o Médio Rio Doce, Mucuri e Médio Jequitinhonha, com base nos dados produzidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
De acordo com o professor de climatologia do IFMG, Fulvio Cupolilo, o mês de junho tem tendência de apresentar chuvas frontais provocadas por entradas de frentes frias ou por chuvas convectivas ocasionadas por efeitos locais, com o aquecimento da superfície gerando calor latente para a atmosfera e produzindo nuvens de chuva.
Fulvio fez um pequeno balanço sobre as temperaturas nos próximos dias: “Com relação às temperaturas máximas e mínimas para a região, a tendência é no mês de junho variar entre 18 e 22 graus, e nos meses de julho e agosto, que são meses mais frios, variar de 17 a 19 graus. Com relação aos registros mais ocorrentes, mostra que esse inverno vai ocorrer com temperaturas um pouco mais baixas, abaixo da média, em torno dos 17 graus”.
Uma das características do inverno são os dias mais curtos e noites mais longas, devido ao evento astronômico conhecido por solstício de inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção ao Sol. Em Minas, além das baixas temperaturas, a estação tem como características o clima seco e a baixa incidência de chuvas.
“Durante o inverno em Minas Gerais existe uma situação bem peculiar: forma-se sobre o oceano uma massa de ar seco, que nesta época se desloca sobre o continente, provocando a descida de ar, não permitindo a formação de nuvens e diminuindo a umidade relativa do ar em Minas Gerais”, ressaltou Fulvio.
O professor fez um resumo sobre a previsão climática para os meses de junho, julho e agosto.
Inverno em Valadares nem sempre é rigoroso
O clima quente sempre predominou em Governador Valadares. Historicamente, o município não registra baixas temperaturas em comparação com outras cidades da região Sudeste. Conforme a professora do IFMG Daniela Martins Cunha, especialista em climatologia, isso ocorre devido à altitude.
“Não possuímos um inverno muito rigoroso porque estamos localizados na faixa tropical da Terra, ou seja, próximo a baixas latitudes. Assim, as temperaturas mais baixas vivenciadas durante o inverno em Valadares, por exemplo, são decorrentes da passagem de frentes frias e fortes massas de ar polar, em alguns dias mais especificamente. Destaca-se, ainda, que algumas cidades vizinhas a Valadares, como Coroaci, ou Piedade Caratinga, vizinha de Caratinga, dentre outras, também se localizam em baixas de latitudes. No entanto, registram temperaturas mais baixas no inverno”, explica.
Casos de doenças respiratórias aumentam no período
A chegada do inverno também apresenta aumento de casos de doenças respiratórias. O inverno é o mais difícil para quem lida com problemas como asma, rinite e sinusite, por exemplo. Isso porque, com o clima frio e seco, essas doenças tendem a se agravar e os sintomas se tornam mais evidentes. Além disso, esta época do ano também é conhecida pelo aumento de infecções virais, Influenza (gripe), vírus sindical respiratório, parainfluenza, adenovírus e rinovírus.
A estação também pode elevar o número de casos suspeitos de coronavírus, por apresentar sintomas semelhantes aos do vírus Sas Cov-2. As doenças respiratórias apresentam relação com a temperatura porque as pessoas tendem a ficar em ambientes mais fechados e com ventilação reduzida por causa do frio. Crianças, idosos e gestantes são os grupos mais vulneráveis no início do inverno.