Universidade pretende promover a cultura de inovação e empreendedorismo no município e região
A Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares (UFJF-GV), em sua 37ª reunião ordinária do Conselho Gestor, oficializou a criação do Setor de Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (SIETT).
O Campus de Valadares já contava com iniciativa nessa temática, o Grupo de Trabalho de Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, que foi criado em maio de 2018 e promovia a cultura de inovação e empreendedorismo na UFJF-GV. A partir daí surgiu a proposta de criação do setor que, com a aprovação, passou a ser responsável por dar continuidade às atividades já desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho.
A professora Nádia Carvalho, representante do SIETT e professora do Departamento de Administração da UFJF Campus GV, destacou que o eixo de inovação já é uma realidade nas universidades e que faz parte da micropolítica da UFJF. Além disso, ressaltou que a criação do setor em Valadares é uma forma de consolidar o Campus também no eixo da inovação, e possibilita, cada vez mais, o desenvolvimento da Universidade e região.
“O setor atuará em diversas frentes, como na promoção da cultura empreendedora e inovação, desenvolvimento de projetos, suporte à comunidade acadêmica do Campus GV nas demandas de proteção do conhecimento e transferência de tecnologia, e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação”, ressalta Nádia Carvalho.
O secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação, professor Hilton Manoel, declara que “a criação deste setor é uma importante iniciativa para contribuir para o fomento da inovação e empreendedorismo na cidade e estimular ainda mais a conexão entre universidades, empresas e sociedade”.