Pessoas com 59 anos ou menos devem ser vacinadas ainda este mês na cidade

Segundo a Secretaria de Saúde de Valadares, à medida que as doses são repassadas pelo Governo do Estado ao município, vai avançando gradativamente a imunização da população

Na tarde de ontem (15), o secretário de Saúde do Estado, o médico Fábio Baccheretti, anunciou a escala de vacinação para aquelas pessoas que têm 59 anos ou menos, mas não possuem comorbidades e nem se enquadram em nenhum grupo prioritário.  

Todos os mineiros acima de 18 anos devem receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 até outubro deste ano. A expectativa é a de que o grupo entre 55 e 59 anos receba a primeira dose ainda neste mês de junho; entre 50 e 54 anos, em julho; de 35 a 49 anos, em agosto; de 25 a 34 anos, em setembro; e de 18 a 24 anos, em outubro.

O aposentado Sebastião Evilásio, de 57 anos, ressalta que há meses a idade para 59 anos ou menos para vacinação estagnou. Nesse período se criou inúmeros atalhos para vacinação de idades abaixo dos 60, tais como: categorias da saúde, educação, motoristas e outras; e, por fim, as comorbidades.

“Veja meu caso, que acredito que seja o de muitos: há décadas que me trato com hipertensão e diabetes; como não tenho laudo recente, se eu quiser me vacinar, tenho que pagar uma consulta médica (que não é barata), vai ser solicitado que eu faça novos exames pra comprovar as doenças que carrego pela vida toda, que também não são baratos (porque o médico não vai me dar um laudo simplesmente porque eu disse que tenho estes problemas). Enquanto isso fico sob os riscos de adquirir a covid-19″, lamenta Evilásio.

A diarista Maria do Carmo Silva, de 58 anos, também lamenta ainda não ter sido vacinada, e agora no pronunciamento do secretário de Saúde ela vê uma luz no fim do túnel. “Estou muito ansiosa para tomar a vacina o mais rápido possível, porque tenho até medo de sair de casa. Minha família já teve vários casos de covid, acaba que não estou trabalhando”, conta Maria do Carmo.

A expectativa do Ministério da Saúde é de enviar 38 milhões de doses para todo o país em junho, 35 milhões para julho, 68 milhões para agosto, 62,5 milhões para setembro e 65 milhões para outubro. Diante disso e do histórico, espera-se que 10% das doses vêm para Minas.

Agora o calendário da vacinação em Minas depende do cumprimento do cronograma apresentado pelo governo federal, além da velocidade da aplicação por parte dos municípios. Portanto as datas podem ser antecipadas ou atrasadas, conforme essas variáveis.

A Secretaria Municipal de Saúde de Valadares informou que segue as determinações do Ministério da Saúde no cumprimento do cronograma de grupos prioritários da vacinação contra a covid-19 na cidade. À medida que as doses são repassadas pelo Governo do Estado ao município, vai avançando gradativamente a imunização da população.

Cautela

O secretário de Estado de Saúde também enfatizou a importância de se manter o uso de máscara, cuidados de higienização e distanciamento até que o processo de imunização esteja totalmente concluído.

“Apesar desta boa notícia, o Estado continua com alta incidência e a vacinação não impede a transmissão da doença por completo. É essencial o uso de máscara”, lembrou.

Imunização

Baccheretti também reforçou que, apesar do aumento da incidência da doença, com crescimento no número de novos casos confirmados, a procura por leitos se mantém estável e a queda de óbitos nos grupos já imunizados permite um panorama otimista sobre o sucesso da imunização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM