Rede de Notícias do Sindijori MG
Valadarenses na economia de Boston
A Câmara de Dirigentes Lojistas e Empreendedores dos Estados Unidos é uma entidade composta por empresários brasileiros que vivem em Massachusetts, nos Estados Unidos, com o objetivo de expandir iniciativas empreendedoras das comunidades brasileiras. A grande maioria dos membros associados é de Minas, especialmente de Governador Valadares e Ipatinga. Eles administram lojas ou mercadinhos em várias atividades comerciais, setor de farmácia, cosméticos, setor imobiliário ou área de investimentos. A entidade é presidida pela brasileira Simone Mocelin. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Índice de mortes pode aumentar
Divinópolis ultrapassou a marca das 400 mortes em razão da covid-19 e, conforme os dados do programa Minas Consciente, a pontuação dos indicadores saltou de 22 pontos para 28 no que se refere às estatísticas relacionadas à pandemia. Para mais, um levantamento do Departamento de Infectologia a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que o estado registrou 103.270 novos casos, o que representa um aumento de 24% em relação às últimas semanas. Deste modo, 106 municípios mineiros apresentam alto risco de óbitos para os próximos 14 dias, incluindo Carmo do Cajuru, Itatiaiuçu e Divinópolis. (Portal Agora – Divinópolis)
Prefeitura protocola pedido ao TJMG
A Prefeitura de Uberlândia divulgou que foi protocolado um pedido para que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) restabeleça ao município o poder de deliberar sobre o retorno das aulas na modalidade presencial. No recurso, a administração municipal solicita que o órgão reconsidere sobre a decisão expedida em fevereiro deste ano, que suspendeu o retorno das aulas presenciais, mesmo que de forma híbrida. O novo pedido pondera acerca do recuo nos números de infecção pelo coronavírus na cidade, esclarecendo que a situação dependeria de novas análises. (Jornal 10 – Uberlândia)
Ipatinga faz prestação de contas
Em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Controlador Geral da Prefeitura de Ipatinga, Diego Henrique Tuschtler de Carvalho, compareceu ao plenário da Câmara Municipal para apresentação dos relatórios de gestão fiscal e execução orçamentária, relativos ao 1º quadrimestre de 2021. A informação foi divulgada pela administração municipal e, segundo os dados apresentados, de janeiro a abril deste ano, as receitas realizadas no Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre de 2021 e Relatório Resumido da Execução Orçamentária – 2º Bimestre 2021 correspondem a R$ 356.520.975,04; números acima da estimativa de arrecadação prevista para o período, que era de R$ 329.511.814,48. (Diário do Aço – Ipatinga)
Paciente com cepa indiana recebe alta
O paciente juiz-forano que foi infectado com a cepa indiana do coronavírus recebeu alta médica do Hospital Santa Casa. A liberação ocorreu uma semana após a internação do homem na unidade hospitalar, onde ele teve confirmada a infecção com a variante asiática e permaneceu em isolamento. Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, ele já deixou de transmitir o vírus; no entanto, seguirá em monitoramento pelo departamento de Vigilância Epidemiológica da pasta municipal. De acordo com a SS, o paciente apresenta bom estado de saúde e foi orientado pela equipe médica quanto aos protocolos pós-alta. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Prefeitura oferece serviços de beleza
A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com um instituto de beleza, ofereceu serviços de corte de cabelo e cuidados pessoais para mais de 50 pessoas atendidas no Centro de Referência Especializado Para População em Situação de Rua (Centro Pop). Além disso, homens tiveram a barba aparada/raspada, enquanto mulheres também tiveram os cabelos escovados. Os serviços foram oferecidos com o objetivo de promover a autoestima e o autocuidado dos usuários. O Centro Pop é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e oferece quatro refeições por dia, apoio psicológico e análise da situação socioassistencial. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Igreja promove campanha
A Igreja do Evangelho Quadrangular realiza uma campanha de doação de alimentos em parceria com a Prefeitura de Uberaba. A intenção é doar comida para famílias carentes, afetadas pela atual crise econômica. Com o nome “Quem tem o que comer, ajude quem não tem”, a iniciativa visa arrecadar itens não perecíveis, para realizar a montagem de cestas básicas, as quais devem ser entregues à administração municipal. Esta, por sua respectiva vez, deve fazer a devida distribuição para as famílias cadastradas. A campanha ocorre até o próximo dia 6. (Jornal da Manhã – Uberaba)
Poços lança programa de refinanciamento
A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas instituiu o Programa de Regularização Fiscal (Refis) e, com isso, qualquer dívida de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços) ou débito na justiça poderá ser renegociada sem juros e multas. As infrações de trânsito, multas de processos contratuais e indenizações devidas ao município por dano causado ao patrimônio não devem ser enquadradas ao programa. Após o pagamento da primeira parcela, o cidadão já terá direito à obtenção de certidão positiva, com efeito de negativa válida por 30 dias. (A Folha Regional – Muzambinho)