Valadares: Fim de semana com leve alta no número de mortes por covid-19

Cresce também na cidade o número de pacientes aguardando por uma vaga de leito de UTI

Entre sábado (8) e segunda-feira (10), Governador Valadares registrou uma pequena alta no número de mortes em relação à semana anterior. Foram registradas 14 mortes, sendo duas no sábado, oito de domingo para segunda-feira e quatro em datas anteriores.

Das 14 mortes registradas, 10 eram mulheres e quatro homens, sendo uma mulher com idade entre 20 e 29 anos sem comorbidades, as outras 13 mortes foram de pessoas com idade ente 40 e 80 anos ou mais, com e sem comorbidades.

Na noite de ontem (10), dez pessoas aguardavam por uma vaga de UTI na cidade. Já na manhã desta terça-feira (11), até o momento, oito pessoas estão aguardando um leito de UTI Covid.

De acordo com Sérgio Naves, o vírus ainda está circulando e essa circulação é da variante, aquele vírus mais perigoso – Arquivo Hospital Bom Samaritano

Conforme reforça o médico intensivista Sérgio Naves, a pandemia não acabou. “Ainda temos problemas de vagas nas UTIs. Devemos ter cuidados sanitários. Não é hora de baixar a guarda, pois o vírus ainda está circulando, e essa circulação do vírus ainda é a variante, aquele vírus mais perigoso, que está atacando pessoas mais jovens e sem comorbidades”.

Sérgio Naves

Vacinação

A vacinação continua em Valadares. No momento, o público-alvo inclui pessoas com comorbidades entre 54 e 59 anos. Vale ressaltar que a pessoa deve levar atestado ou recomendação médica com cópia que comprove a comorbidade. Esse documento deve ter sido emitido nos últimos seis meses.

Coronavac e AstraZeneca

Nessa segunda-feira (10) o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), começou a distribuição do 18º lote de vacinas contra a covid-19 para as Unidades Regionais de Saúde (URS). Em Valadares a entrega das vacinas Coronavac e AstraZeneca chegaram na manhã de hoje (11).  

Chegou a Valadares mais lotes das vacinas Coronavac e Astrazeneca

Os imunizantes da Coronavac serão usados para dar continuidade à aplicação da 2ª dose em idosos de 65 a 69 anos e de 60 a 64 anos. Já as doses da AstraZeneca serão destinadas a pessoas com comorbidades e para a continuidade de imunização de Forças de Segurança e de Salvamento.

Ainda dentro da 18ª remessa de vacinas, Minas Gerais recebeu, nesta segunda-feira, o imunizante da Pfizer. São 112.320 doses que chegaram e serão encaminhadas para a Rede de Frio do Estado para inspeção. Nesta terça-feira (11), as vacinas da Pfizer serão transportadas a -25 graus para a Rede de Frio de Belo Horizonte, onde ficarão acondicionadas a -70 graus, conforme orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI), para garantir a durabilidade de até seis meses.

Atenção

A Anvisa recomendou, na noite de segunda-feira (10), a suspensão temporária da aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes, para avaliar os riscos de trombose nesse grupo. O Ministério da Saúde ainda está analisando o pedido.

Nesse sentido, as Unidades de Saúde de Valadares, preventivamente, foram orientadas a respeito e não estão realizando a aplicação das doses nesse público até que haja nova decisão. Os demais públicos seguem normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM