Formação continuada acontecerá em todo o Estado, de forma gradativa, e se inicia com os profissionais atuantes em Francisco Sá e Montes Claros
Os 777 policiais penais que compõem o Grupamento de Intervenção Rápida (GIR), do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), passarão por um curso de reciclagem a partir desta segunda-feira (3/5). Uma das novidades dessa atualização profissional é a realização de aulas de uso tático de fuzil de assalto e pistola semiautomática. Um reforço prático para o grupo que atua em situações críticas do Sistema Prisional – uma das prioridades da atual gestão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O treinamento começa pelos profissionais que atuam nas cidades de Francisco Sá e Montes Claros, no Norte de Minas. Os servidores serão os primeiros a receber a capacitação, que será estendida para todos os policiais penais atuantes no GIR em todo o Estado. A previsão é que o curso de reciclagem iniciado no Norte de Minas aconteça de forma alternada e termine no mês de julho.
Conforme um dos criadores do curso, o policial civil e assessor do Gabinete da Sejusp, Marco Matos, os integrantes do Grupamento já fazem uso dessas armas, mas podem e devem ampliar sua formação. “É justo os servidores do GIR estarem capacitados para a utilização desse tipo de armamento, porque em situações de resgate de presos, por exemplo, ações geralmente coordenadas por organizações criminosas, todos estão muito bem equipados”, explica. Outro idealizador do curso é o policial penal Maik de Paula.
O Grupamento de Intervenção Rápida atua em eventos como motins no sistema prisional, com a missão de realizar a primeira intervenção tática dentro das unidades, dando suporte às equipes locais. Em ocasiões ainda mais delicadas, como em rebeliões – cenário em que são feitos reféns -, há ainda a atuação do Comando de Operações Especiais (Cope) do Depen-MG.
Conteúdo
O curso integra a política de formação continuada do Depen-MG e será obrigatório aos servidores do GIR. Com duração de seis dias, sempre de segunda a sábado, e carga horária de 80 horas/aulas, as capacitações serão ministradas pelas equipes do Cope, sob coordenação do Gabinete do secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco. O conteúdo programático inclui aulas teóricas e práticas.
As disciplinas oferecidas abrangem temas como ética, uso diferenciado da força, abuso de autoridade, imobilização, algemação, entrada tática, instrumentos de menor potencial ofensivo, gerenciamento de crises, dentre outras matérias, além de treinamento físico.
Cronograma de treinamento
3/5 a 8/5: Francisco Sá e Montes Claros
10/5 a 15/5: Juiz de Fora
17/5 a 22/5: Ubá, Muriaé e São João del Rei
24/5 a 29/5: Três Corações, Formiga, Divinópolis, Uberlândia, Araguari
31/5 a 5/6: Patrocínio, Carmo do Paranaíba, Patos de Minas
7/6 a 12/6: Ponte Nova, Caratinga, Ipaba, Teófilo Otoni, Vespasiano, Curvelo, Sete Lagoas, São Joaquim de Bicas
14/6 a 19/6: Betim, Contagem, Ribeirão das Neves (Presídio de Ribeirão das Neves I e Presídio de Ribeirão das Neves II)
21/6 a 26/6: Ribeirão das Neves (Penitenciária de Ribeirão das Neves I e Complexo Público Privado de Ribeirão das Neves I), Governador Valadares, Unaí