Principal novidade para o ano letivo de 2021 é a interface com o Google Sala de Aula
O ano letivo de 2021 traz muitas novidades para professores e alunos da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. Uma delas é a nova versão do aplicativo Conexão Escola que recebeu melhorias e passa a se chamar Conexão Escola 2.0. A principal mudança é a possibilidade da interação por meio do Google Sala de Aula (Google Classroom), incrementada à ferramenta. O app já pode ser baixado na Google Play Store e segue com a navegação patrocinada pelo Governo de Minas para o uso das funcionalidades.
Com a nova versão, a utilização da interface do Google Sala de Aula vai permitir ganho na interação on-line entre professor e aluno, além de possibilitar que os educadores disponibilizem materiais para os estudantes de cada sala e promovam a realização de conversas por vídeo. Importante reforçar, também, que o app segue oferecendo as possibilidades anteriormente ofertadas, como baixar o Plano de Estudo Tutorado (PET) e as teleaulas do programa Se Liga na Educação.
Acesso dos professores ao aplicativo
Para acessar o Conexão Escola 2.0, o professor precisa utilizar o e-mail criado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). É necessário que ele esteja configurado no dispositivo móvel para instalação e acesso. Para quem for acessar pela primeira vez, a senha é o CPF, sem espaço e os pontos. Quem ainda não tiver o endereço eletrônico deve entrar em contato com a direção da escola.
Acesso dos alunos ao aplicativo
Da mesma forma, para os alunos segue mantida a necessidade de utilização do e-mail criado pela SEE/MG para acessar o aplicativo. O formato do endereço eletrônico é o primeiro nome do aluno, seguido de ponto e o número da matrícula, acrescido de @aluno.mg.gov.br. A senha é a data de nascimento completa com dia, mês e o ano com quatro algarismos. É necessário separar por barra.
Veja o exemplo: E-mail: antonio.989899@aluno.mg.gov.br . Senha padrão: XX/XX/XXXX – exemplo: 29/01/2001. É necessário que ele esteja configurado no dispositivo móvel para instalação e acesso.
Os e-mails institucionais criados para os estudantes, tanto os que já estavam matriculados na rede como os novos, podem ser consultados junto à direção da escola ou no endereço: https://idaluno.educacao.mg.gov.br/.
Em caso de dúvidas, a SEE/MG preparou um manual de acesso com dicas e passo a passo de como baixar o Conexão Escola 2.0 para alunos e professores.
Formação para professores
A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG está com inscrições abertas para os servidores da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais interessados em participar do curso “Google for Education: recursos e possibilidades”.
O curso é ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) e tem o objetivo de apresentar e demonstrar, de forma prática e objetiva, as potencialidades dos recursos disponíveis na plataforma Google for Education, a partir do uso do e-mail institucional “@educacao.mg.gov.br”. A formação foi elaborada pelas equipes da Escola de Formação e do Núcleo de Tecnologia Educacional das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). A inscrição dos interessados deve ser feita no site escoladeformacao.educacao.mg.gov.br/.
Histórico do aplicativo
O Conexão Escola ofereceu ao longo do ano letivo de 2020, em uma ferramenta com a navegação patrocinada pelo Governo de Minas para os estudantes e professores, os materiais de estudo – PET e as videoaulas do Se Liga na Educação. Além disso, permitiu a interação, com segurança, entre aluno e educador por meio de um chat. Em 2020, desde o dia do lançamento do Conexão Escola, foram realizados mais de 1,55 milhão de downloads do aplicativo. Mais de 800 mil usuários ativos, entre professores e alunos, utilizaram a plataforma. Além de ter ficado disponível para aparelhos celulares e tablet, o Conexão Escola também podia ser acessado direto no computador, em todos os navegadores.