A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem, de 29 anos, de Belo Horizonte, que apresentou diagnóstico confirmado para Covid-19 em maio de 2020 e voltou a desenvolver a doença em janeiro de 2021, com sintomas leves sem necessidade de hospitalização. As informações são da SES-MG.
A confirmação ocorreu por meio de sequenciamento genético conduzido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e o laboratório conseguiu identificar diferenças genéticas entre os vírus que infectaram o paciente nestes dois períodos com intervalo de aproximadamente 230 dias.
O caso foi notificado de acordo com os critérios do Ministério da Saúde estabelecidos para investigação laboratorial de reinfecção, por meio da área técnica da SES-MG – o Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS-MG). Foi realizado amplo e minucioso estudo do caso com encaminhamento de amostras clínicas para pesquisa genômica pelo Laboratório Central (LacenN), da Fundação Ezequiel Dias (Funed), e pelo Laboratório de Referência Nacional (LRN), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ).
Este é o primeiro caso de reinfecção confirmado laboratorialmente em Minas Gerais.